Mais lidas
1

Inovação

Potencial B2B do 5G também passa pelas mãos de consumidores, avaliam operadoras

2

Negócios

78% das crianças e dos adolescentes que têm internet acessam redes sociais no Brasil

3

Liderança

Nuvemshop: crescimento no Brasil baliza estratégia para toda América Latina

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
  • Home >  
  • Notícias

Participação de mulheres na TI avança, mas liderança feminina ainda é gargalo

Além do recrutamento de mulheres para TI, empresas precisam de ambientes seguros para garantir formação de novas lideranças femininas

Rafael Romer
10:03 am - 08 de março de 2022
Imagem: Shutterstock

Ainda que os últimos anos tenham sido de intenso debate sobre a disparidade de gênero dentro do mercado de TI, a participação de mulheres no setor está longe de um patamar de equidade. No Brasil, dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) dão conta que apenas 20% dos profissionais de TI são mulheres.

Ações afirmativas para promover mudanças nesse cenário têm gerado uma evolução nos últimos anos. De acordo com um levantamento realizado pela empresa de recrutamento Catho entre janeiro e fevereiro deste ano, a participação de mulheres em cargos de tecnologia cresceu 2,1% quando comparado ao mesmo período do ano passado, por exemplo.

No início de 2021, a presença feminina em cargos de tecnologia representava 21,5% do setor, e a masculina, 78,5%. Nos dois primeiros meses de 2022, os números já mostraram um avanço: as mulheres têm ocupado 23,6% dos postos nesse setor, e os homens 76,4%.

Entrevista: Diversidade em IA exige esforço de regulamentação, diz Dora Kaufman

“Ainda que tímida, essa evolução é um passo importante para a inclusão feminina nesse universo. O levantamento revela que as profissionais estão conquistando cada vez mais espaço nesse setor e que isso tende a aumentar cada vez mais, com as ações e programas para apoiar esse movimento, assim como fazemos na Catho”, pontuou Patrícia Suzuki, diretora de Recursos Humanos da Catho.

Consultoria global de RH, a Robert Half também tem registrado um aumento na participação de mulheres nos processos seletivos de TI em que está envolvida. Seus dados mais recentes com análise de gênero são relativos aos anos de 2019 e 2020. No período, a consultoria registrou um um aumento de 20% nas contratações de mulheres na área de TI.

Em 2019, de todas as vagas de TI trabalhadas na Robert Half, 18% contavam com a participação de mulheres. Já em 2020, essa participação ultrapassou 25%. Em entrevista ao IT Forum, Mariana Horno, gerente sênior da Robert Half, classificou os indicadores como positivos e parte de um processo amplo do setor que tem possibilitado a chegada de mais mulheres à TI.

“A gente tem uma escassez de recursos de tecnologia que é natural e global. Isso possibilita inclusão em todos os sentidos”, avaliou a executiva. “ No caso das mulheres, isso não é diferente. Se existia um mercado mais fechado do ponto de vista de atração e de possibilidades para inserção de mulheres, isso cai por terra porque a gente tem muita necessidade de profissionais”.

Gargalo na liderança

Mas se por um lado programas afirmativos para contratação de mulheres e a alta demanda por profissionais de TI têm ampliado a presença feminina no setor, por outro a liderança feminina em TI continua sendo grande motivo de preocupação. “A porta de entrada é o recrutamento, sem dúvida. Mas a retenção e a sensação cultural de que essas mulheres são parte de fato – que elas podem dar o melhor de si e que vão ter possibilidade de chegar a esses cargos – é fundamental”, disse Mariana Horno, da Robert Half.

Dados da pesquisa CIO Survey 2020, promovida pela KPMG em parceria com a Harvey Nash, mostram que apenas 11% das lideranças globais de tecnologia são mulheres – o percentual é o mesmo registrado na edição anterior do estudo. A América Latina desponta como a região mais igualitária neste aspecto, onde 16% das lideranças de TI estão nas mãos de mulheres.

O percentual é considerado “incrivelmente baixo” pela consultoria e vai na contramão da própria receptividade de empresas a times diversos. No mesmo estudo, a KPMG constatou que 67% dos entrevistados dizem que um “bom trabalho de inclusão e diversidade” melhorou a “confiança e a colaboração” em equipes de tecnologia, além de favorecer o acesso às habilidades certas demandadas por empresas.

Leia: 60% das startups no Brasil não têm ações de diversidade

Além de não estarem tão presentes em posições de liderança em TI, mulheres também são sub representadas em cargos de CEO e em posições em conselhos. Uma pesquisa realizada pela consultoria de gestão Bain & Company em parceria com o LinkedIn. A pesquisa, do primeiro trimestre de 2019, mostrou que apenas 3% dos presidentes e 5% dos presidentes de conselho das 250 maiores empresas brasileiras eram do sexo feminino.

“Ainda que tenhamos avanços nessa pauta, é importante que as companhias se comprometam constantemente com causas e iniciativas inclusivas, adotando uma postura proativa de propagação e consolidação dessas políticas de equidade de gênero”, ressaltou Luciana Batista, sócia da Bain & Company.

Para Horno, gerente sênior da Robert Half, a presença de mais mulheres em cargos de liderança é um processo que deve se acelerar nos próximos anos. Com a maior participação delas em processos de contratação para áreas de TI, é “natural” que essas profissionais avancem para cargos de liderança nos próximos anos e ampliem a margem de participação que existe hoje.

Ela ressalta, no entanto, a necessidade de políticas e de uma cultura de valorização da mulher dentro do ambiente de trabalho – o que ainda é um desafio no ambiente predominantemente masculino da TI. “[Profissionais mulheres precisam de] um ambiente saudável para se sentir parte do todo, tão valorizada quanto qualquer homem em qualquer posição”, disse Horno ao IT Forum. “O ambiente precisa proporcionar a ascensão tanto para o público feminino quanto para o masculino, é muito importante. Senão [a mulher] vai ser ascendida a um cargo, e não vai se sentir acolhida, não vai se sentir dando opiniões que são valorizadas no meio. Aí não adianta nada”.

Porta de entrada

Promovendo a entrada de mais mulheres no setor – e também de novas lideranças –, estão uma série de empresas e iniciativas que buscam ativamente a formação de mulheres para a área de TI. Esse é um déficit histórico no Brasil e no mundo. Na segunda edição do relatório “Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil”, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que, em 2019, elas são minoria entre os alunos nas áreas ligadas às ciências exatas e à esfera da produção. Apenas 13,3% dos alunos de Computação e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) são mulheres, apontou o órgão.

A Digital Innovation One (DIO), plataforma de educação aberta brasileira que tem como objetivo conectar talentos a vagas de emprego de grandes multinacionais, é uma dessas empresas. Nos últimos três anos, a DIO qualificou 210 mil mulheres através de bootcamps e bolsas de estudos gratuitas em tecnologia. O número representa 30% de todos os devs qualificados pela empresa até hoje.

Leia também: Número de negros e pardos contratados em tecnologia supera o de brancos

Para 2022, no entanto, a meta da companhia é mais ambiciosa: a DIO busca mais do que dobrar a quantidade de mulheres treinadas em sua plataforma, capacitando 280 mil profissionais em tecnologia. Segundo a companhia, isso será feito através do desenvolvimento de novos bootcamps exclusivos para mulheres e através da distribuição de mais de 10 mil bolsas de estudos gratuitas para mulheres.

“Todas as nossas empresas parceiras estão investindo no processo de formação, qualificação e contratação de mulheres para aumentar a participação de mulheres no setor”, afirmou Iglá Generoso, CEO e fundador da DIO ao IT Forum. “É bem nítido para nós o empenho e dedicação de todas as grandes empresas do setor e reduzir o gap para a atração de talentos na TI.”

Tags:
8M
Dia Internacional da Mulher
mulheres desenvolvedoras
mulheres na TI
Brand Post por EXBIZ

Pesquisa: digitalização muda perfil de consumo de serviços financeiros

Estudo divulgado pela Akamai mostra um novo perfil de cliente, que busca experiências digitais mais completas

Em alta

Inovação

Potencial B2B do 5G também passa pelas mãos de consumidores, avaliam operadoras
Em alta

Negócios

78% das crianças e dos adolescentes que têm internet acessam redes sociais no Brasil
Em alta

Liderança

Nuvemshop: crescimento no Brasil baliza estratégia para toda América Latina
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados