Parks lança mini card M2M com tecnologia nacional

Empresa gaúcha desenvolveu solução para comunicação máquina a máquina e IoT

Author Photo
1:01 pm - 23 de fevereiro de 2018

A gaúcha Parks lança um Mini Card Modem Wireless para aplicações Machine to Machine (M2M) desenvolvido com tecnologia nacional, integrado a um módulo 3G ou 4G da Sierra Wireless.

O equipamento é indicado para qualquer empresa que necessite de comunicação máquina a máquina, bem como aplicações de internet das coisas (IoT), em ambientes não cobertos por rede WiFi.

Mesmo em redes WiFi, o Mini Card Modem Wireless Parks provê sinal quando a rede principal cai. Mas o principal benefício está na tecnologia nacional utilizada no produto.

O gerente da unidade de EMS – Manufatura Eletrônica e IoT da Parks, Gino Damiani (foto), explica que, tradicionalmente, usuários do Brasil importam o produto.

No caso do Mini Card Modem Wireless Parks, o produto é 100% industrializado no Brasil, sendo os módulos 3G/4G da Sierra fabricados em MG e o produto final industrializado na Parks em sua fábrica localizada em Cachoeirinha-RS.

“Isso traz benefícios e facilidades aos clientes, como a homologação da Anatel, nacionalização que torna o produto passível de PPB com redução custos de IPI melhorando o preço final do equipamento; além de redução nos custos de importação, que podem chega a 60% dos produtos fabricados no exterior e somente revendidos no Brasil”, ressalta Damiani.

Outra facilidade é que, ao contrário da grande maioria de fornecedores, a Parks não exige quantidade mínima de unidades para aceitar pedidos e efetuar a venda do produto.

Ainda conforme Damiani, a fabricação local da placa do Mini Card Modem Wireless Parks garante suporte especializado e dedicado ao cliente, prestado pela Parks e por profissionais do parceiro Sierra Wireless.

Um diferencial em relação a concorrentes que vendem o produto 100% importado, pois para estes o suporte é 100% prestado pelo fabricante estrangeiro.

Com possibilidade de integração com modem Sierra 4G, a depender somente da infraestrutura para esta faixa de tecnologia, o Mini Card Modem Wireless Parks também pode vir em opções com ou sem GPS/GLONASS.

Inovador, o produto com tecnologia brasileira tem um mercado potencial imenso: segundo estudo global da Forbes, os investimentos em M2M superarão a marca dos US$ 86 bilhões em 2017.

Atenções bilionárias motivadas pela vasta amplitude de aplicação desta tecnologia. Soluções M2M permitem a máquinas se conectarem a redes ou entre si, trazendo um sem número de possibilidades a setores como agronegócio, saúde, educação, indústria, mineração, transportes, smart cities, entre muitos outros.

Na Parks, a meta que acompanha o lançamento desse Mini Card Modem Wireless é conservadora: 10 mil peças vendidas no primeiro ano de mercado da solução. Como o crescimento da área já começou na própria base de clientes da empresa, conquistando usuários como um gigante do setor agrícola, é bem provável que este objetivo seja superado.

“Estamos trazendo ao mercado uma solução genuína, com tecnologia 100% nacional aplicada, que traz consigo todos os benefícios de P&D próprio e fabricação local. Temos equipes de desenvolvimento, produção, venda e pós-venda muito qualificadas, o que nos dá segurança para garantir: nosso produto desponta como o diferencial brasileiro do segmento de mini cards wireless”, finaliza Damiani.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.