Mais lidas
1

Inovação

Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização

2

CIO

Gigantes brasileiras em expansão digital impõem desafios aos CIOs

3

Liderança

João Bortone assume Lenovo ISG para a América Latina

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
  • Home >  
  • Notícias

Parcerias: uma necessidade na jornada da Transformação Digital

Ser capaz de prover uma experiência diferenciada aos clientes já não é mais um item desejável, mas mandatório para as companhias

Tomaz Oliveira
08:04 am - 13 de abril de 2020
Shutterstock

Empoderados pelo notável avanço da tecnologia, estamos nos tornando, como clientes, muito mais exigentes com o nível da experiência que queremos com as empresas, seja no momento da busca, experimentação, compra, uso ou pós-aquisição de um produto, serviço ou solução.

Ser capaz de prover uma experiência diferenciada aos clientes já não é mais um item desejável, mas mandatório para as companhias e a jornada de transformação digital pode ajudá-las a atenderem aos requisitos de seus clientes. Independentemente do tamanho, área de atuação ou segmento de indústria, essa jornada se faz presente na maioria absoluta das empresas que buscam se tornarem mais ágeis, adaptadas e resilientes para atenderem aos anseios de seus consumidores. O sucesso nesta trajetória é essencial para a continuidade e longevidade dos negócios.

Na transformação digital, propósitos e estratégias bem definidos, fatores culturais como um mindset organizacional adequado e temas estruturais como revisão de portfólios, processos e modelos de negócios são igualmente necessários.  Para ser bem sucedido, deve-se unir esses elementos ao mais fundamental de todos: o uso de tecnologias como mobilidade, conectividade, Cloud Computing, Analytics, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, segurança cibernética entre tantas outras que, quando bem aplicadas, atuam como um acelerador de negócios e um habilitador da inovação.

Ao mesmo passo em que a transformação traz inúmeros benefícios, ela também envolve enormes desafios. Sob o aspecto tecnológico, um dos principais envolve a definição e sustentação de trajetória de inovação contínua. Soluções de telecomunicações como mobilidade, conectividade e voz, e ofertas de TI, como Nuvem, Analytics, Inteligência Artificial, Blockchain e IoT, permeadas por segurança e serviços profissionais, devem ser combinadas para que se crie um ambiente inovador capaz de gerar grande impacto positivo nas empresas.

As companhias hoje já possuem acesso a tecnologias e soluções que até então eram inimagináveis, seja pela ótica de acessos ou pelos custos.  Nos últimos anos, o uso das mais diversas tecnologias se transformou e hoje pode ser feito como serviço, com pagamento pelo consumo, por exemplo.

O Cloud Computing, em um sentido mais amplo, possibilitou a democratização desta modalidade de consumo. Por menor que seja uma empresa, já é possível que tenha as mesmas capacidades computacionais – como processamento (HW), plataformas e aplicações (SW) – que até poucos anos eram acessíveis apenas por grandes companhias com uma ampla capacidade de investimento.

Se tecnologia já está disponível em diversas modalidades de consumo que cabem no plano orçamentário de um número bem maior de empresas, a questão passa a ser:  Por onde começar a jornada da transformação digital?

São diversas as tecnologias e provedores de soluções disponíveis no mercado e para escolher as melhores opções é preciso questionar: Quais são as áreas de prioridade dentro da empresa nesse momento de transformação digital? Quais as principais dores do negócio? Será que é possível executar esta transformação contando somente com os conhecimentos e recursos existentes dentro na minha organização? O ecossistema de empresas e fornecedores que possuo hoje são capazes e suficientes para suportarem essa transição, seja no âmbito estratégico ou tático e operacional?

Para viabilizar a transformação digital é fundamental ter disponível um ambiente tecnológico e skills que enderecem várias frentes, do front office ao backoffice, com o uso de uma combinação de equipes que entendam do negócio e que sejam capazes de definir quais as diversas tecnologias e soluções prioritárias para cada momento da trajetória. Na vasta maioria das empresas é muito pouco provável que será possível resolver esse desafio de ponta a ponta sozinhas. A alternativa é unir forças e buscar o apoio de parceiros de negócios estratégicos, que complementem as lacunas de conhecimento da equipe interna, sejam eles consultivos ou tecnológicos.

Criar um ecossistema de parceiros para se obter um portfólio de soluções digitais de alto valor agregado buscando melhorar a eficiência operacional interna e a experiência do cliente é um caminho sem volta. O estabelecimento de parcerias pode ser desenvolvido com empresas de diferentes especificidades e tamanhos, incluindo startups, centros de pesquisa de universidades, grandes integradores, provedores de tecnologias, consultorias de negócio e, inclusive, com clientes tradicionais.

Nesse cenário, é preciso manter o relacionamento comercial e operacional com diversas empresas que possam virar parceiras. Importante lembrar que há integradores de soluções fim a fim e agnósticos, que possuem capacidade de prover consultoria em transformação digital e de implementar as mais diversas soluções digitais endereçando a complexidade de gerenciar um ecossistema muito extenso. A opção de ter integrador que concentre a grande maioria das demandas tecnológicas e consultivas ou manter o relacionamento com diversas empresas simultaneamente é uma decisão que cabe ser analisada por cada empresa.

Em tempos de transformação digital, os novos ecossistemas digitais estarão cada vez mais presentes em companhias de todos os segmentos e tamanhos. Com o trabalho em conjunto, novas propostas surgem para tornar os ambientes mais dinâmicos e preparados para acompanhar as mudanças cada vez mais constantes do mercado. Para as empresas que ainda não começaram montar seus ecossistemas, o façam já, pois a sua jornada será bem menos complexa se começar o quanto antes. Nesse cenário, compartilho a frase de Walt Disney: “o desafio é parar de falar e começar a fazer”!

*Tomaz Oliveira é Diretor Executivo de Alianças Estratégicas da Embratel

Em alta

Inovação

Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização
Em alta

CIO

Gigantes brasileiras em expansão digital impõem desafios aos CIOs
Em alta

Liderança

João Bortone assume Lenovo ISG para a América Latina
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados