Paranapanema aumenta produtividade ao migrar ambiente de TI para a nuvem

Uso do pacote Microsoft Office 365 possibilitou melhor interação com os usuários

Author Photo
10:50 am - 21 de fevereiro de 2018

Conscientes de que o armazenamento em nuvem tem se tornado fundamental para manter a competitividade nos negócios, cada vez mais empresas descobrem as vantagens de migrar seus ambientes de TI locais para a nuvem, encontrando uma maneira mais prática de gerenciar e armazenar seus dados com segurança.

A Paranapanema, maior produtora nacional não integrada de cobre, é um exemplo que se enquadra nesse cenário. Após 20 anos utilizando uma plataforma de comunicação e colaboração no modelo on-premise, a companhia decidiu, com o auxílio da provedora de software Softline, migrar 5 terabytes de dados para o pacote Microsoft Office 365.

Com três unidades fabris localizadas em Dias d’Ávila (BA), Santo André (SP) e Serra (ES), além de um centro de distribuição com cerca de 1,2 mil usuários de todas as aplicações de TI, o armazenamento diário de um grande volume de e-mails gerava um acúmulo de espaço nos computadores da companhia e dificultava a localização de
informações.

“Convivíamos com uma limitação de espaço das caixas postais, o que gerava constante esforço administrativo, consumo de licenças de backup, administração com parceiros e utilização de infraestrutura interna. Os usuários também reclamavam quanto à baixa produtividade e dificuldade de uso”, conta Marcio Aguilar, chefe do departamento de TI da Paranapanema.

Alinhamento do projeto

Modernizar os sistemas de colaboração e comunicação corporativos, melhorando a produtividade e interação entre as pessoas, sem perder o histórico de informações legadas da companhia. Esta foi a principal necessidade da Paranapanema repassada à Softline, que sugeriu à empresa um serviço para que não precisasse mais se
preocupar com atualizações e interrupções.

“As demandas apresentadas pelos próprios usuários foram facilmente endereçadas pela ferramenta Outlook e demais produtos do Office 365, como o Skype for Business, para apoiar com comunicações instantâneas e reuniões remotas”, pontua Marcelo Boriero, diretor de vendas da Softline.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.