Para superar pandemia, ClickBus anuncia Phillip Klien como CEO

Fernando Prado, fundador da empresa, passa a integrar conselho. Expectativa é voltar a crescer após queda de 27% no faturamento em 2020

Author Photo
4:45 pm - 14 de maio de 2021
Phillip Klien, CEO da ClickBus Phillip Klien, CEO da ClickBus (Foto: Divulgação)

A plataforma de venda de passagens rodoviárias ClickBus anunciou esta semana um novo CEO. Phillip Klien assume a posição de Fernando Prado, que passa a integrar o conselho da empresa da qual é fundador.

Klien foi vice-presidente de marketing e growth do PicPay, e passou por empresas como OLX, Uber e Twitter, além de ter sido fundador da Predicta. Assume o posto de CEO da ClickBus com objetivo de ajudar a empresa a crescer.

“Buscamos uma pessoa que possa estar focada 100% em trazer a estratégia pro dia a dia da ClickBus, mais focada na rotina da empresa, enquanto eu assumo um papel mais estratégico no conselho da empresa para pensar nos nossos próximos grandes passos”, diz em comunicado Fernando Prado, fundador e ex-CEO da empresa.

Leia mais: Afya adquire healthtech SHOSP por R$ 5,98 milhões

Para Klein, trata-se de um “mercado cheio de oportunidades”, e seu objetivo é “trazer tecnologia de ponta em tudo que tocamos”. “Ainda temos muito o que explorar quando se trata de inovação para esta indústria”, diz.

Dificuldades da pandemia

Por conta da pandemia em 2020, a ClickBus apresentou retração de 27% na receita, no comparativo com o ano anterior. Foram emitidas 20% menos passagens que em 2019. Com a vacinação em andamento, a expectativa da empresa é de retomada ainda em 2021, e a empresa espera ter resultado maior do que o de 2019.

Segundo dados da Abrati (Associação Brasileira das Empresas de Transportes Terrestres de Passageiros), no primeiro trimestre de 2021 o número de passageiros embarcados caiu cerca de 70% e o faturamento 73%, em relação ao ritmo normal. Na ClickBus a queda foi de 23% na emissão de passagens e 19% na receita gerada na comparação com o mesmo período de 2020.

“Após um ano de pandemia nós já sabemos com o que estamos lidando e temos uma visão melhor do cenário”, diz Prado.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.