Para reforçar inteligência de negócios, construtura MAC adota ferramenta de análises avançadas

Author Photo
3:19 pm - 23 de março de 2016
Para reforçar inteligência de negócios
Com o intuito de reforçar a inteligência de negócios, a MAC construtora e incorporadora adotou as ferramentas para análises avançadas e preditivas SAS Visual Analytics e SAS Forecasting Studio, do SAS.
Ricardo Mazzo, gerente de TI da MAC, conta que a adoção de softwares avançados de analytics tem como objetivo inicial mapear o público de interesse e elaborar ações personalizadas de marketing, de acordo com o perfil de cada indivíduo. “Muito além de analisar dados passados, queremos olhar para frente, trabalhando de forma preditiva com os nossos clientes”, afirma.
A expectativa é que a utilização do VA e do Forecast Studio tragam uma redução do tempo de análise de quatro horas para apenas meia hora, diminuindo em praticamente 90% o tempo gasto com o processo, bem como aumentos da assertividade e da visibilidade das informações. Até o final do ano, Mazzo espera que o sistema esteja 100% operacional em toda a empresa, uma evolução alcançada principalmente neste primeiro semestre. 
 
Antes da adoção das ferramentas do SAS, a MAC trabalhava com um banco de dados segmentado por departamentos, utilizando planilhas dinâmicas, com os dados estruturados no Excel. 
A área comercial, por exemplo, fazia o mapeamento dos clientes e a evolução dos relacionamentos por meio dessas tabelas. “Não estava sendo suficiente, pois não comportávamos mais o volume crescente de dados e precisávamos de uma governança organizacional, tanto para a eficiência operacional como a segurança desses dados”, afirma o gerente de TI da construtora.
 
O SAS Visual Analytics foi a ferramenta que a MAC encontrou para atender a essas necessidades específicas, combinando o poder analítico com uma interface intuitiva e de fácil geração e visualização dos gráficos estatísticos. Além disso, o SAS Forecast Studio foi escolhido para gerar relatórios preditivos de forma automatizada.
 
Segundo pesquisa divulgada pelo Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), ao final do ano passado, o setor imobiliário apresentou queda de 50% em relação a 2014, bem como uma redução de quase 40% em novos empreendimentos lançados. Entre os principais culpados está o aumento das taxas de juros e a dificuldade de liberação do crédito imobiliário, diminuindo a procura e aumentando a devolução das unidades em financiamento.   
 
Diante desse cenário, otimizar os custos e investir em ações mais assertivas são as grandes preocupações das incorporadoras. Com os dados coletados e analisados, explica Mazzo, é possível identificar os bairros mais atraentes para determinado cliente, o tempo de deslocamento e diversas informações que, combinadas, oferecem a possibilidade de mapear clientes, empreendimentos e investimentos mais promissores.
 
Atualmente, a MAC já está treinando as equipes comerciais e da área de planejamento financeiro, que serão os primeiros a implementar e coletar resultados do VA e Forecast nas operações. Futuramente, outros departamentos da empresa, como Recursos Humanos, Novos Negócios e Inteligência de Mercado, também utilizarão as novas ferramentas para aperfeiçoar as operações da construtora.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.