Para Ministro de CT&I, nova estratégia da pasta ajudará Brasil a superar desafios

Author Photo
12:10 pm - 07 de março de 2016
Para Ministro de CT&I
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, apresentou na última semana na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo, a proposta da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti) 2016-2019. 
Segundo Pansera, a Encti está baseada em dois grandes eixos: o primeiro inclui posicionar o Brasil entre os países de maior desenvolvimento de ciência e tecnologia, elevando a produtividade, e o segundo envolve pilares fundamentais que sustentam a estratégia do MCTI, como formação de recursos humanos e desafios da educação no Brasil. 
Ele reconheceu, contudo, que há antes de mais nada o desafio de ensino básico, que é a base para que o Brasil se desenvolva. “Um dos grandes problemas do ensino médio é que o jovem não vê uma solução para a vida dele e acaba desistindo. E aí, as iniciativas do governo, criando estratégias para o ensino técnico, são fundamentais.”
O ministro afirmou ainda que o MCTI também pretende trabalhar na “redução das diferenças de desenvolvimento regional, não só do ponto de vista da produção de conhecimento como também da produção de riquezas, diminuindo as desigualdades sociais”.
De acordo com Pansera, o Brasil tem demonstrado nos últimos anos vigor no ponto de vista de buscar inovação, modernização dos sistemas produtivos e das legislações existentes. “É uma busca muito forte para superar barreiras legais e fazer com que o país funcione melhor”, acrescentou o ministro.

*Com informações do MCTI
Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.