Para cativar clientela, marcas apostarão em tecnologias no ponto de venda
Melhorar a experiência do consumidor nos diferentes canais, seja ele on-line ou off-line, é o sonho de consumo de empresas hoje, especialmente as varejistas. E a tecnologia está contribuindo sobremaneira para a conquista desse objetivo.
Durante o SAP Forum 2015, que acontece de 17 a 18 de março em São Paulo, a fabricante alemã demostrou a aplicação de sua tecnologia hybris para promover o provador virtual, uma experiência diferenciada de compra.
O conceito provador virtual utiliza em provadores tablets que expõem todos os produtos de uma marca. Segundo explica Cassio Salinas, engenheiro de software sênior da hybris, empresa da SAP, o cliente não precisa sair pela loja para escolher peças para experimentar. Basta solicitar por meio do tablet.
Na loja, um vendedor, equipado com um smartphone, receberá a solicitação e providenciará a peça para o cliente. Tudo on-line, por meio de dispositivos móveis. Além dos aparelhos, essa interação é possível pois todos produtos são equipados com etiquetas RFID, o que permite a rápida identificação das peças.
O provador virtual pode ajudar a dispensar o uso de muitas araras para exposição de roupas, promover mais comodidade ao cliente e permitir ao vendedor realizar uma venda mais consultiva e eficaz.
Com o avanço da mobilidade e da necessidade de fisgar o cliente com recursos interativos, companhias que acelerarem iniciativas do tipo certamente terão mais chances de serem bem-sucedidas em seus mercados de atuação.