Para brasileiros, nuvem serve principalmente para backup de smartphones

Pesquisa da Kaspersky mostra também que um em cada dez brasileiros perdeu algum arquivo deixado na nuvem

Author Photo
6:55 pm - 23 de fevereiro de 2021

Cerca de 80% dos brasileiros usam serviços em nuvem para salvar fotos, vídeos, contatos e bate-papos de aplicativos dos smartphones como forma de recuperar essas informações caso necessário. Isso revela, segundo um estudo recente da Kaspersky em parceria com a consultoria CORPA, que a nuvem tem sido usada principalmente como backup para os smartphones dos brasileiros.

Esse uso limitado em boa parte se deve à falta de conhecimento sobre os serviços do tipo: 43% dos entrevistados admitem que não utilizam a nuvem porque não sabem como ou porque não sabem se o serviço é seguro contra ciberataques.

Leia mais: Veja cinco motivos para estudar cloud computing

A pesquisa identificou ainda que 58% usam a nuvem para compartilhar arquivos de trabalho ou da universidade com outras pessoas. Porém, quando se trata de documentos relevantes ou confidenciais, pouco mais de um quarto (27%) utiliza a nuvem. Enquanto isso, quem não usa o serviço em nenhum caso chega a apenas 3%.

Além disso, um em cada dez brasileiros diz que já perdeu algum arquivo deixado na nuvem, enquanto 18% não sabe se isso aconteceu.

O estudo faz parte da campanha Iceberg Digital , realizada pela Kaspersky, e que visa analisar a atual situação da cibersegurança dos usuários de internet de seis países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru. Foram entrevistadas 2.291 pessoas de 18 a 50 anos.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.