Para 77% dos CIOs, ambiente de TI muda uma vez a cada minuto

Na visão dos líderes, explosão de dados na nuvem está além da capacidade humana de gerenciamento

Author Photo
10:17 am - 20 de outubro de 2022

A aceleração digital e a migração intensa para a nuvem certamente não aliviaram o trabalho do CIO e das equipes de TI. Nova pesquisa global da Dynatrace feita com 1.303 diretores e líderes das áreas de Nuvem e TI aponta que mais de três quartos (77%) dos CIOs se queixam que o ambiente de TI muda uma vez a cada minuto – ou menos.

Não à toa, a explosão de dados produzidos por pilhas tecnológicas nativas na nuvem está além da capacidade humana de gerenciamento. É o que 71% dos CIOs ouvidos destacam no estudo global “Como domar a explosão de dados e superar a complexidade da Nuvem”.

As equipes de TI usam em média 10 ferramentas de monitoramento em suas infraestruturas de tecnologia, mas apenas em 9% têm observabilidade de seu ambiente. Já 59% dos CIOs avaliam que, sem uma abordagem mais automatizada para as operações de TI, suas equipes podem ficar sobrecarregadas com a crescente complexidade de sua infraestrutura em Nuvem.

Leia também: Qual é o futuro do data center?

“Em meio a um mar de dados, os registros individuais são muito mais valiosos quando se retêm o contexto, e é por isso que as equipes investem tanto esforço tentando correlacionar diferentes fluxos”, avalia Bernd Greifeneder, fundador e CTO da Dynatrace. “Mas as abordagens manuais de hoje são muito reativas e lentas, e perdem os insights mais importantes. As equipes precisam urgentemente de uma nova abordagem para análise e gerenciamento de dados de observabilidade e segurança.”

O executivo recomenda o uso de inteligência artificial e automação para sustentar essa abordagem, unificar dados e manter relacionamentos e dependências intactos. “Isso permitirá que as organizações maximizem o valor de seus dados e pessoas, reduzindo o tempo gasto em tarefas manuais mundanas e permitindo uma inovação mais rápida e segura”, diz.

A dificuldade de encontrar e reter talentos especializados em DevOps para gerenciar e manter as aplicações nativas na nuvem é algo comum para 64% dos CIOs e aumenta a complexidade.

Uma das formas de lidar com esse cenário é a automação. Para 93% dos diretores e gestores, recursos de AIOps e automação são cada vez mais vitais para aliviar a escassez de profissionais de TI, desenvolvimento e segurança qualificados e reduzir o risco de as equipes ficarem esgotadas pela complexidade dos ambientes modernos de nuvem e desenvolvimento.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.