Notícias

Pandemia da covid-19 pressiona digitalização do terceiro setor

O isolamento social provocado pela pandemia de covid-19 fez com que empresas e organizações mundo afora ou suspendessem seus eventos públicos ou repensassem suas versões onde a interação digital é a única relação possível. Com o terceiro setor, a situação não encontrou outra via, senão seguir as mesmas orientações. Feito tradicionalmente há 25 anos, o evento “Zé Níver”, que arrecada recursos para a organização social sem fins lucrativos Casa do Zezinho precisou também se reinventar. A entidade apóia e desenvolve desde os anos 1970, quando foi fundada, jovens e crianças em situação de alta vulnerabilidade social por meio de projetos educacionais.

Marcado inicialmente para meados de abril, o evento preparava-se para reunir voluntários, patrocinadores e artistas em um jantar tradicional – desses que há dois meses poderia ser algo corriqueiro. No entanto, a organização se viu obrigada a recuar da celebração de 26 anos que aconteceria em São Paulo, em meio a adoção da quarentena. A saída, conta o apresentador e diretor da TV Cultura Marcelo Tas, em entrevista ao IT Forum 365, foi repensar o evento em sua condição digital. A nova versão, que acontece no próximo sábado (23/05) será transmitida online e ao vivo. A apresentação fica a cargo de Tas e Ana Paula Padrão.

O programa, conta Tas que é conselheiro da Casa do Zezinho, terá em sua programação algo que se tornou popular nas últimas semanas – as lives de artistas – mas também contará com o protagonismo do e-sports. A transmissão do “aniversário virtual” será, inclusive, feita por um estúdio de narração de e-sports referência, o Beyond The Summit Brasil. O estúdio também atua na transmissão de grandes campeonatos de games e outros eventos da cultura pop. Para os fãs do e-sports, haverá também a possibilidade de entrar no evento para jogar com jogadores profissionais convidados. A programação interativa, diz Tas, foi a forma que se encontrou para realizar algo inovador. Uma equipe mínima necessária para realizar a transmissão e os apresentadores ainda estarão em estúdio, o restante dos convidados e os jogadores estarão remotos.

“Nós tivemos de fazer esta mudança. Estava totalmente planejado [o evento], o fazemos com muita antecedência e tivemos de recuar no meio. Foi aí que conseguimos juntar todos os colaboradores neste novo desenho”, conta Tas. Sobre o novo formato, ele resume ao falar sobre as multiplataformas onde se dará o evento: “É uma convergência. Terá essa cara ultra-contemporânea”. A transmissão do Zé Níver se dará no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter e Twitch. As doações para a Casa do Zezinho poderão ser feitas ao longo do programa, das 18h às 22h.

Em busca da digitalização

O terceiro setor depende tradicionalmente de eventos que envolvem o público em espaços físicos para arrecadar recursos. Entretanto, nos últimos anos algumas iniciativas, incluindo de startups brasileiras, têm concentrado esforços para levar soluções digitais para o setor e escalar a cultura de doação. Aceleradoras de negócios sociais criam e renovam programas para deslanchar tais empreendimentos.

Em fevereiro, a startup curitibana O Polen anunciou o recebimento de um aporte de R$ 380 mil de quatro fundos brasileiros de investimentos. Criada em 2014, a startup negocia parcerias entre empresas e ONGs, fortalecendo vendas online para impulsionar doações.

A startup Trackmob atua também para apoiar o terceiro setor com soluções para a gestão de doações, além da gestão da comunicação e marketing das entidades. As soluções incluem CRM e página de doação online. Entre as ONGs que atende estão Unicef, Médicos sem Fronteiras, Greenpeace, WWF e APAE.

Assim como outros setores, a pandemia tem cobrado uma revisão das estruturas organizacionais para manter as atividades em andamento. ONGs e organizações sem fins lucrativos, que dependem de recursos de terceiros para continuar suas ações, não podem ver na quarentena uma suspensão das arrecadações. “Nessa crise que estamos vivendo é fundamental esse exercício de olhar o outro, olhar ao redor”, lembra Tas. “O que a gente busca é oferecer recursos para a Casa do Zezinho. Esse é o principal objetivo. Agora, a forma como vamos fazer isso, acho que aí entra também um pouco da surpresa, porque esse formato mesmo surgiu da boa vontade de uma série de pessoas que querem oferecer o melhor de cada um. Quando a gente viu, já tinha criado um formato que não existe ainda. Vai ser uma live bastante inovadora neste sentido. E o mérito é do grupo como um todo”, complementa.

Para Fabio Madia, CEO da Beyond the Summit Brasil, a digitalização de eventos sociais indica um novo horizonte para o terceiro setor. “É um caminho sem volta. A covid-19 chegou para mostrar que há opções. As lives ajudaram a popularizar [as transmissões online] e vai ajudar muito o mercado que já está aí. Só irá crescer”.

 

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

2 dias ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

2 dias ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

2 dias ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

2 dias ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

2 dias ago