Panasonic e Trend Micro firmam parceria para proteger carros autônomos contra ciberataques

Empresas pretendem concluir, até 2020, desenvolvimento de solução para detecção e prevenção de ameaças

Author Photo
6:01 pm - 15 de fevereiro de 2018

Panasonic e Trend Micro anunciam nesta quinta-feira (15/1) uma parceria para desenvolvimento de uma solução de segurança cibernética para proteger carros autônomos e conectados contra ameaças. A estimativa de lançamento comercial é em 2020.

O foco da ferramenta é detectar e prevenir ataques em Unidades de Controle Eletrônico (ou Electronic Control Units – ECUs), que são responsáveis pelos comportamentos de condução, como aceleração, direção e freio, assim como nos sistemas Infotainment em veículos (ou in-vehicle infotainment – IVI), que incluem sistemas de navegação e dispositivos telemáticos.

As empresas destacam quem novas vulnerabilidades de segurança são encontradas todos os dias e comprovam que o risco de que hackers assumam o controle remoto dos sistemas de direção e frenagem em carros conectados é real. Portanto, no atual cenário, é essencial a implementação de medidas de segurança em todos os veículos. Da mesma maneira, é também importante a análise de novos ataques por meio do constante monitoramento dos sistemas de carros conectados em nuvem.

A parceria contará com a tecnologia de detecção e prevenção de invasões da Panasonic’, o Control Area Network (CAN) e o Trend Micro IoT Security. A tecnologia da Panasonic permitirá a detecção de qualquer comando não autorizado enviado às ECUs que controlam a direção do veículo.

O Trend Micro IoT Security, por sua vez, que utiliza a inteligência e expertise global de segurança da Trend Micro, tais como a análise de malware, será implementado em dispositivos IVI, como os sistemas de navegação, para detectar ataques que tentam explorar vulnerabilidades por meio da Internet.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.