Mais lidas
1

Inovação

'Contar histórias de pessoas LGBTQIAP+' é ferramenta para promoção da diversidade em empresas

2

Inovação

Boticário cria unidade de tecnologia para aprimorar programas de fidelidade

3

Liderança

Cristiane Gomes assume transformação digital do Grupo CCR

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
  • Home >  
  • Notícias

Os desafios da logística no e-commerce brasileiro – e como vencê-los

Para alcançar resultados, a transformação digital deve ter estratégias

Fernando Gobbi
10:05 am - 12 de maio de 2020
Shutterstock
É praticamente um consenso entre profissionais, pesquisadores e estudiosos do comércio eletrônico brasileiro: a logística é um dos principais problemas que os empreendedores enfrentam na operação de suas lojas virtuais. A extensão territorial do Brasil, a dependência do modal rodoviário, a péssima infraestrutura das estradas, o preço do combustível e a complexidade da gestão de estoque são apenas alguns pontos que impactam negativamente essa questão. Contudo, mesmo com tantas dificuldades, é possível superá-las e garantir que o processo seja cada vez mais inteligente e eficiente para os consumidores.
Falando do varejo de modo geral, a logística tem um peso grande e, quando o especificamos em uma operação de e-commerce, é preciso levar em consideração características únicas, como transportadores, fornecedores e operadores logísticos. Além disso, há dois fatores que também devem ser levados em consideração: a loja opera 24 horas todos os dias da semana, aumentando a exposição do produto e a possibilidade de compra a qualquer momento; a consequente redução no tempo de entrega, uma vez que o consumidor espera receber o quanto antes seu pedido. Dessa forma, o varejo online precisa entregar rapidamente para oferecer ao consumidor a melhor experiência de compra.
Para alcançar esse objetivo, é necessário compreender a logística – não apenas como uma parte fundamental do processo – mas também como de um todo. Além de garantir uma entrega eficiente, objetivo final da operação do e-commerce, o ideal é garantir que o estoque esteja atualizado, que os dados informados no cadastro do cliente estejam corretos e que o prazo de entrega esteja adequado para o destino final. Essas ações influenciam no funcionamento completo da cadeia, uma vez que o produto, estando em estoque, irá ao ar e futuramente o cliente pode efetuar a compra.
Dessa forma, há três pontos de atenção para investir recurso e tempo. O primeiro deles é o armazém: quanto mais organizado e eficiente, mais rápido será tanto o processamento do pedido quanto o processo de entrega. Aqui deve ser levado em consideração a conservação dos produtos (validade, embalagem e condições de armazenamento) e o layout de disponibilização dos itens para facilitar a retirada.
Depois, há a questão da entrega. É imprescindível contar com uma transportadora de confiança e investir em processos inteligentes, como planejamento de rotas, monitoramento e rastreio de pedidos para garantir que a compra chegue no tempo certo e em bom estado. Por fim, existe o frete, ou seja, o valor a ser pago pela entrega. O problema é mais complexo por envolver questões externas, como qualidade das estradas e combustível. A dica é contar com o apoio da tecnologia para encontrar melhores trajetos, por exemplo.
Uma forma de facilitar o processo logístico, ou pelo menos otimizá-lo, é criar um planejamento para que ocorra da maneira como foi informado ao cliente. Devem-se acrescentar algumas práticas, como gestão de transporte, conferência de cargas, controle de frete, roteirização de entregas e avaliação de resultados por meio de métricas e relatórios. Quando colocado em prática, garante uma entrega no prazo ou, em alguns casos, até antes do tempo pré-estabelecido. Isso gera ao consumidor um sentimento de confiança na marca, uma vez que sua compra foi entregue no prazo e em boas condições, facilitando a fidelização.
Cabe às lojas virtuais também encontrarem novas formas de facilitar as entregas. Busque fornecedores que praticam outras modalidades além da convencional, como same day delivery, para entregas no mesmo dia, entrega instantânea, com prazo máximo de duas horas em determinada distância, e pick up store, permitindo que o cliente compre on-line e retire em uma loja física próxima de seu endereço. São medidas que expandem as opções dos consumidores e ajudam a ter um processo assertivo e eficiente.
A logística é uma área em constante evolução, e as empresas precisam estar atentas às mudanças. Conceitos como inteligência artificial e machine learning, técnicas omnichannel e uso de drones e veículos não tripulados serão uma constante no futuro. A proposta de dark store, em que o e-commerce possui pontos de estoque em locais estratégicos para agilizar as entregas, também é uma tendência esperada no cenário brasileiro. Não faltam soluções que buscam resolver um problema histórico do comércio eletrônico nacional. Agora, basta identificar como utilizá-las e, principalmente, escolher os melhores parceiros nesta empreitada.
* Fernando Gobbi é Diretor de Operações na Synapcom
Tags:
e-commerce
logística
lojas virtuais
varejo
Brand Post por Magna Sistemas

Adversidades climáticas e o impacto nos negócios

Aplicações tecnológicas despontam como soluções inteligentes para trabalhar as variáveis climáticas nos negócios.

Em alta

Inovação

'Contar histórias de pessoas LGBTQIAP+' é ferramenta para promoção da diversidade em empresas
Em alta

Inovação

Boticário cria unidade de tecnologia para aprimorar programas de fidelidade
Em alta

Liderança

Cristiane Gomes assume transformação digital do Grupo CCR
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados