Os benefícios da integração da internet das coisas à nossa vida cotidiana

Author Photo
9:32 am - 05 de abril de 2017

A internet das coisas (IoT, na sigla em inglês) é uma rede onde estão conectados à internet objetos utilizados no dia a dia e, por meio de sensores instalados nesses objetos, é realizada a captura, o armazenamento e a gestão de dados para convertê-los em informação com a qual se pode tomar melhores decisões e automatizar atividades e processos. Atualmente, o custo de conexão é menor, o que possibilita incrementar imediatamente o número de coisas conectadas para criar redes inteligentes em qualquer lugar e para qualquer atividade.

Essa tecnologia já é utilizada em diversas áreas como de automóveis, animais, aviões e segurança social, entre outras, em diversas partes do mundo, onde se vê de maneira significativa como são facilitadas as atividades e os benefícios gerados para as pessoas e empresas.

A tecnologia que está sendo desenvolvida e aplicada hoje já consegue combinar dados, inteligência de análise e interpretação e apresentação da informação para facilitar a tomada de decisões, trazendo uma maior eficiência e produtividade.

Alguns casos de IoT já se encontram em operação e começam a mostrar resultados, enquanto outros se encontram em fase de testes, mas seguramente facilitarão a vida de muitos. Vejamos alguns exemplos do que a internet das coisas já faz na vida cotidiana.

Aviões mais eficientes
Hoje, já está em uso uma tecnologia que coleta e agrega dados de diversos sensores localizados em aviões que voam em várias partes do mundo, para saber em tempo real o rendimento do motor das aeronaves durante um voo, as descargas massivas de dados do tipo “caixa-preta”, os registros técnicos e planos de voo, assim como os dados prognósticos e meteorológicos gerados por terceiros.

Esses dados todos são analisados e com modelos de dados em escala é possível se detectar com precisão as anomalias operacionais e ajudar os clientes a planejar ações relevantes.

IoT restabelece a saúde de um gato
Depois de observar que seu gato Yollo começou a ganhar peso de maneira considerável, Dave Evans, o humano do felino, construiu um rastreador que descobriu a vida secreta de sua mascote. Os dados que o rastreador reuniu indicadores de que o peludo frequentava outros lugares na vizinhança onde o alimentavam, e revelou o motivo de ele estar engordando.

Com a informação, o dono de Yollo visitou seus vizinhos e pediu a eles que não alimentassem o gato, e assim combateu o problema. A partir daí, começou a desenvolver uma solução para evitar a perda de mascotes e propiciar a socialização dos amigos peludos. No site criado para esse fim, os dados dos dispositivos são inseridos, processados, armazenados e logo os usuários podem visualizar tendências de maneira simples e fácil.

Automóveis conectados para otimizar a produtividade dos motoristas
Outro dispositivo que já está bastante integrado com a internet das coisas são os automóveis. Recentemente, foi apresentada uma plataforma para veículos conectados baseada na nuvem, que inclui serviços como assistentes virtuais, aplicativos empresariais, serviços de escritório, análises visuais e ferramentas de produtividade para reduzir as distrações dos motoristas e ajudá-los a ter ainda mais mobilidade.

Esses aplicativos proporcionam uma navegação avançada, manutenção preventiva e monitoramento remoto de características de automóveis, por exemplo.

Benefícios em transporte
Outro exemplo: sensores instalados nos tanques de combustível de uma companhia do setor de transporte, que coletam e transmitem em tempo real os dados de interesse estabelecidos pelo cliente e viajam rapidamente pela rede até a nuvem, onde são processados, armazenados e suportados.

Por meio dessa solução, os empresários monitoram o consumo real e evitam o roubo do combustível. Outros benefícios para as empresas são maior precisão na coleta de amostras, geração de alertas personalizados que o cliente recebe em seu computador, celular ou e-mail e a possibilidade de administrar seus inventários em tempo real.

A IoT já é uma realidade e os casos citados demonstram isso, assim como outros tipos de aplicação e outros setores em todo o mundo.

*Roberto Prado é diretor de Computação em Nuvem da Microsoft Brasil

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.