Organização do tempo e gestão do estresse: dicas para trabalho remoto

Em um momento desafiador e de tantas adaptações, saiba como manter o foco e entregar resultados

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6:00 pm - 12 de outubro de 2020
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Em uma nova dinâmica, os profissionais viram a sua rotina se transformar, então perante tantas mudanças no sistema de trabalho, em que muitas empresas aderiram ao home office, algumas ferramentas são imprescindíveis para uma melhor gestão do tempo, que favoreça a produtividade e não prejudique a qualidade de vida.

Números do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelam que 20,8 milhões de brasileiros têm a possibilidade de fazer o home office ou teletrabalho, o que equivale a 22,7% dos postos de trabalho. Embora seja uma opção estratégica diante do cenário, um outro estudo apontou que a mudança repentina para esse formato trouxe alguns desafios.

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Segundo pesquisa feita pela Fundação Instituto de Administração (FIA), 67% das empresas tiveram dificuldades iniciais para implantar o home office. Entre os obstáculos apontados, citaram a falta de familiaridade com as ferramentas de comunicação e o comportamento dos colaboradores quanto ao acesso em ambientes virtuais, dentre outros. Ainda assim, 50% das 139 empresas brasileiras de pequeno, médio e grande porte entrevistadas afirmaram que a nova experiência de trabalho superou as expectativas.

Neste contexto desafiador e de tantas adaptações, para auxiliar os profissionais a manterem a eficiência no trabalho remoto, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Paraná) promove, no dia 20 de outubro (terça-feira), a partir das 10 horas, o webinar “Gerenciando o Home Office: Produtividade e Qualidade de Vida no Trabalho em Casa“.

O evento será ministrado pelo escritor Alan Sant’Anna, que adianta algumas dicas para quem quer manter a produtividade. A começar pelos ajustes de estrutura física (desde a cadeira à infraestrutura de tecnologia), rigor e disciplina nos horários, acordos com os familiares sobre horários de trabalho, com controle de interrupções e acesso ao local, também é importante ter uma rotina de atividades físicas.

E aí, o volume de tarefas aumentou? O palestrante traz dicas para uma gestão eficaz do tempo:

1) Defina claramente seus objetivos: clareza de intenção é poder. Uma das formas mais efetivas de poder pessoal é saber exatamente o que se quer. Escolha com inteligência e sabedoria e não mude de ideia a todo o momento. Mantenha o foco.

2) Lembre-se diariamente dos objetivos traçados: mantenha seus objetivos em mente. Lembre-se sempre deles, para que suas decisões estejam em sintonia. Escrevê-los todos os dias é uma forma de fazer isso.

3) Planeje seu dia, semana, mês, ano, vida: faça planos por escrito.

4) Siga os planos: tenha compromisso, disciplina e determinação para seguir seus planos, sem desculpas, justificativas ou explicações.

5) Termine o que começou: conclua as tarefas iniciadas, a não ser que existam motivos muito fortes para não fazer isso. Precisamos de mais pessoas que começam e terminam suas missões.

As inscrições para a palestra gratuita podem ser feitas no site oficial do evento.

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