Oracle leva machine learning para as salas de aula

Oracle Academy amplia recursos personalizados de aprendizagem e currículo de inteligência artificial

Author Photo
5:15 pm - 06 de setembro de 2018

O Oracle Academy, iniciativa de educação da fabricante, anunciou ofertas de currículo e módulos de aprendizagem para promover o ensino de computação globalmente. Esse anúncio coloca o programa Oracle Academy em linha com as parcerias públicas-privadas em educação, com uma variedade de formatos para apoiar o ensino da ciência da computação, levando tecnologias emergentes, como inteligência artificial (AI, na sigla em inglês) e aprendizagem de máquina (machine learning) para a sala de aula.

“Como a inovação tecnológica tem impulsionado a economia global, a ciência da computação se torna componente fundamental de qualquer ensino”, disse o vice-presidente do Oracle Academy, Alison Derbenwick Miller. “O novo curso de computação e experiências de aprendizagem do Oracle Academy pretende abrir mais oportunidades e inspirar ainda mais a geração de inovadores.”

Próxima geração em ensino de computação

Ao construir uma ponte entre o instrutor e o desenvolvimento do aluno, o Oracle Academy apresenta o Education Bytes do Oracle Academy. Criado para apoiar a aprendizagem personalizada, o curso é composto por módulos flexíveis, de formato curto, com materiais educativos sobre banco de dados, conceitos e capacitação em programação.

Pode pode ser usado isoladamente ou para aperfeiçoar o currículo do Oracle Academy com aprendizado autodirigido em programação, SQL, PL/SQL, big data, R, Hadoop etc. O Education Bytes conta com conteúdo em três formatos: laboratórios práticos, projetos e desafios, vídeos e apresentações.

Machine learning

O Oracle Academy também lançou novo currículo do curso de inteligência artificial e aprendizagem de máquina. Planejado para alunos de graduação em computação, o curso exige que os estudantes projetem, implementem e demonstrem uma solução de aprendizagem de máquina em Java, que possa ajudar empresas ou organizações a enfrentar um desafio do mundo real. Esse curso baseado em projetos se expande a partir de conceitos e qualificações obtidos em aulas de Conceitos Básicos de Java (Java Foundations) e Programação Java (Java Programming) do Oracle Academy.

Além disso, em colaboração com o Oracle Global Startup Ecosystem, o Oracle Academy lançou uma série de palestras em vídeo para promover discussões em sala de aula com histórias de empreendedores. A série apresenta executivos participantes do Oracle Global Startup Ecosystem, programa que repensa a inovação empresarial por meio de parcerias com startups que fomentam o codesenvolvimento e a coinovação.

No último ano fiscal, o programa envolveu mais de 15 mil instituições, em 128 países, para promover o ensino da computação para mais de 6,34 milhões de estudantes.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.