Empresa lança plataforma que compara candidatos das Eleições

Perfil Político, da Open Knowledge, é uma ferramenta voltada para jornalistas e formadores de opinião construírem pautas a partir dos históricos dos políticos comparados

Author Photo
7:14 pm - 21 de setembro de 2018

A Open Knowledge Brasil lançou o Perfil Político. Planejado por meses e lançado propositalmente antes das eleições, a ferramenta promete ajudar na checagem de informações na reta final da corrida eleitoral.

No site, que é aberto e gratuito tanto para profissionais quanto para o público geral, é possível visualizar de uma só vez vários dados. Os comparativos permitem filtrar os políticos que já estão há mais tempo na vida pública e os que estão concorrendo pela primeira vez. Também é possível chegar a grupos sub-representados na maioria dos cargos, tanto para o legislativo quanto para o executivo, como mulheres, negros e indígenas.

A partir dos filtros, o usuário consegue informações sobre as alianças políticas, evolução do seu patrimônio dos que já ocuparam cargos eletivos, troca-troca partidário, entre outras informações valiosas para quem precisa escolher entre milhares de candidatos e diferentes vieses ideológicos – o Brasil tem 35 siglas.

“Se queremos mais renovação, diversidade e ética na política, precisamos conhecer quem está na disputa. Primeiro, olhando o histórico do candidato. Depois, olhando o quanto seu perfil se diferencia daqueles que já ocupam o cargo em disputa”, afirma Natália Mazotte, diretora-executiva da Open Knowledge Brasil e uma das idealizadoras do Perfil Político.

Eleições e ciência de dados

De acordo com Natália, o projeto tem o intuito é usar ciência de dados para auxiliar eleitores na tomada de decisão. “Criamos um dos bancos de dados mais completos sobre os candidatos para entregar essas respostas, usando ciência de dados para melhor informar o eleitor.”O foco em jornalistas e formadores de opinião, de acordo com ela, é para potencializar o efeito do trabalho e alcançar ainda mais pessoas.

Para construir a ferramenta, foram meses de trabalho de raspagem e tratamento de dados. O Perfil Político se abastece de fontes como o TSE e os portais da Câmara e do Senado. O projeto, porém, tem como objetivo se expandir, com mais dados, se tornando uma ferramenta de comparação mesmo após as eleições. \”Hoje o que temos no Brasil é um cenário de muitos dados e informação, porém poucas delas sendo usadas pela sociedade civil. Nossa plataforma começa a cruzar essas informações para contar histórias mais interessantes e complexas\”, afirma Eduardo Cuducos, líder técnico do projeto.

O Perfil Político faz parte do Programa de Ciência de Dados para Inovação Cívica da Open Knowledge Brasil e conta com parte da equipe que lançou a Operação Serenata de Amor, projeto que há dois anos desenvolveu uma inteligência artificial capaz de auditar contas públicas e ajudar no controle social.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.