Oi e Huawei fecham parceria para uso de tecnologias de big data e inteligência de negócios

A Oi e a Huawei anunciaram nessa segunda-feira (30/11) uma parceria estratégica para o uso de tecnologias de big data e inteligência de negócios. Dessa forma, a ideia é que haja o desenvolvimento em conjunto de oportunidades de negócios para a operadora no Brasil. A iniciativa está em linha com os objetivos estratégicos traçados pela companhia para 2016.
A parceria prevê o uso das tecnologias para trazer mais eficiência às operações, maior retorno sobre os investimentos de rede, mais eficácia nas ações de marketing e uma experiência mais completa de relacionamento digital com clientes.
O acordo foi assinado pelo presidente da Oi, Bayard Gontijo, e o presidente da Huawei no Brasil, Jason Zhao, no centro de pesquisa e desenvolvimento da fabricante chinesa, em Shenzhen. Também participou da cerimônia de assinatura do acordo o CEO global da Huawei, Ping Guo.
A iniciativa irá contar com uma equipe multidisciplinar da Oi, formada por representantes das áreas de operações, engenharia e TI, relacionamento com clientes, finanças, marketing varejo e marketing B2B, para trabalhar em conjunto com especialistas da Huawei com o intuito de analisar e desenvolver oportunidades em todas as áreas técnica e de negócios da Oi.
A parceria com a Huawei também prevê a modernização da sua rede móvel para a tecnologia Single RAN (Radio Access Network) nas redes 2G, 3G e 4G. O Single RAN é uma tecnologia que possibilita o uso de apenas um equipamento para gerenciar as três redes simultaneamente, em vez de se utilizarem múltiplos equipamentos, como se faz hoje. O acordo vai gerar ganhos operacionais e de eficiência para a Oi e preparar a sua rede para a tecnologia 5G.
Além de fechar a parceria com a Huawei, Bayard está na China acompanhado do diretor de Finanças e Relações com Investidores da Oi, Flávio Nicolay Guimarães, para concluir as negociações de um financiamento para a Oi junto ao China Development Bank.