Oferta de empregos cresce em 2018. Um dos destaques é TI

Levantamento da Vagas.com aponta alta de 15% nas oportunidades de trabalho, puxada especialmente pelo setor de serviços

Author Photo
7:12 am - 25 de janeiro de 2019

A recuperação da economia em 2018 acabou impactando em novas oportunidades de trabalho. É o que revela levantamento realizado pela Vagas.com, que atua no desenvolvimento de software de recrutamento e seleção. De acordo com a pesquisa, foram anunciadas 169.986 novas vagas de trabalho no ano passado ante 147.897 ofertas de emprego em 2017, o que representa alta de 15%. O setor de serviços foi o maior responsável pelo aumento de novas vagas.

“O setor de serviços obteve um desempenho um pouco superior em relação ao comércio e indústria, que apresentaram estabilidade no período. O grande diferencial no setor de serviços foram as novas vagas publicadas especialmente pelos bancos, instituições financeiras e empresas do setor de tecnologia da informação. Elas acabaram gerando um volume significativo de vagas, que acabaram refletindo em nosso levantamento. Também percebemos que as oportunidades foram mais intensas para os níveis de júnior, trainee e pleno, apontando que as empresas buscaram recrutar candidatos com perfil de suporte à operação”, explica Rafael Urbano, representante da área de Inteligência de Negócios da VAGAS.com

A pesquisa foi realizada com base nas oportunidades de trabalho divulgadas no portal Vagas.com.br pelos cerca de 3,2 mil clientes, 70 deles entre as 100 maiores empresas privadas do País. São 17 milhões de currículos cadastrados na base da Vagas, que recebe uma média de 800 mil visitantes únicos por dia no Vagas.com.br.

Setor de serviços impulsiona novos postos de trabalho

O estudo da Vagas.com identificou quais setores influenciaram no aumento das ofertas de emprego. De acordo com a pesquisa, o setor de serviços foi o único que apresentou alta em novos postos de emprego durante o ano passado, com leve alta de 1,5%. Bancos, instituições financeiras e empresas do setor de tecnologia da informação impulsionaram as novas vagas no segmento.

Tanto a indústria como o comércio mantiveram-se estáveis em relação às novas vagas de trabalho em 2018. Vale destacar apenas os bons volumes de emprego gerados pelas fabricantes de medicamentos e comerciantes de autopeças.

Cargos de entrada e suporte a gestão têm balanço positivo

Juniores e trainees foram os responsáveis pelo maior crescimento de vagas anunciadas em 2018. A alta de ofertas de emprego para este público foi de 17,5%, representando hoje o segundo maior volume de vagas ofertadas no Vagas.com. Os estagiários, que também estão no começo da vida profissional, viram suas vagas permanecerem estáveis em relação a 2016. Os trabalhadores com nível pleno também ajudaram nessa recuperação do emprego: alta de 16,9%.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.