Notícias

Odata fará energização de campus para expandir data centers do México

A Odata, empresa de data centers latino-americana do grupo Aligned, anunciou essa semana a energização e a expansão da infraestrutura de subestações e linhas de transmissão próximas ao campus de DC QR03, em Querétaro, no México. Com o movimento, a empresa diz ter resolvido dificuldades “históricas” de escassez de energia na região, além de agora ter as bases para expandir a infraestrutura necessária para atender a demanda por computação em nuvem e inteligência artificial (IA) no país.

A Odata diz ter energizado com sucesso 200 MW na primeira fase do projeto no começo de fevereiro. O fornecimento está sendo feito pela Ammper, multinacional mexicana especialista em energia renovável.

Leia também: Totvs abandona disputa e desiste da compra da Linx

Os investimentos feitos na infraestrutura de energia na região incluíram a expansão de uma subestação seccionadora de 400 kV, a instalação de 10 km de linhas de transmissão e a construção de duas novas subestações. Com a infraestrutura adicional, o projeto deverá alcançar 400 MW.

A ODATA construiu seu primeiro data center no México em 2020. Soma atualmente quatro, sendo dois em operação, DC QR01 e DC QR02, além de dois novos em construção, DC QR03 e DC QR04. Os data centers estão interligados por quatro rotas de fibra enterrada.

O DC QR03 fica no Parque Industrial PyME. Quando concluído, contará com cinco edifícios, com capacidade de TI total de 300 MW em uma área de quase 275 mil m². Os investimentos na estrutura somam US$ 3,3 bilhões. O primeiro data center, com 72 MW de potência de TI, será concluído no segundo trimestre de 2025.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

SpaceX, Anthropic e OpenAI enfrentam riscos em possíveis IPOs

SpaceX, Anthropic e OpenAI estão no radar de Wall Street para possíveis aberturas de capital…

10 horas ago

Sistemas legados: como tomar decisões para garantir resiliência em setores críticos

por Eduardo Honorato Falar sobre infraestruturas críticas na Era Digital tem sua própria complexidade dentro…

13 horas ago

Sem equipes preparadas, IA não entrega transformação

A adoção de inteligência artificial (IA) nas empresas não depende apenas da disponibilidade de ferramentas.…

15 horas ago

Cohesity obtém patente para aplicar IA diretamente em dados de backup corporativos

A Cohesity anunciou a concessão da Patente Nº 12.619.501 pelo Escritório de Patentes e Marcas…

1 dia ago

Para Diogo Cortiz, maior desafio da IA é a falta de capacidade crítica para questionar suas respostas

Diogo Cortiz, professor da PUC-SP e doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, tem…

1 dia ago

Agentes de IA vão dar “superpoderes” a profissionais de TI, diz DJ Sampath, da Cisco

DJ Sampath chegou aos Estados Unidos há 30 anos com oito dólares no bolso e…

2 dias ago