O valor que a Orquestração de Rede traz aos negócios
Criar juntamente com clientes pode ser uma boa estratégia para empresas que querem ser mais assertivas em seus produtos e trazer valor aos negócios.
Em outros tempos, essa realidade poderia estar fora de cogitação, mas é exatamente nessa cocriação que empresas como Apple (com seu Developer Network) e AirBnB (que oferece uma base de dados on-line e outros serviços para seus clientes) apostam atualmente. O nome desse modelo de negócios é chamado de Orquestração de Redes.
Ao explorar novas tecnologias, essas gigantes conseguem colocar seus clientes no centro e inovar nos negócios – não é à toa que elas estão entre as empresas que mais inovam nos últimos tempos. O resultado é uma receita crescente, boas margens de lucros, eficiência e valor de negócios.
Uma pesquisa realizada pelo Harvard Business Review chegou a um consenso sobre quatro tipos de clientes que podem ajudar as empresas a desenvolverem esse tipo de modelo de negócios. Conheça esses perfis e o tipo de nível de afinidade que eles representam:
1 – Transactors: aqueles que não possuem qualquer fidelidade com a marca. Eles compram, mas não possuem um real interesse sobre a empresa ou querem estabelecer qualquer tipo de relacionamento.
2 – Supporters: como o nome sugere, eles suportam a marca, realizando compras regularmente. No entanto, eles não possuem qualquer engajamento no sentido de promover a marca.
3 – Promoters: as comprar são frequentes e eles são fieis. Se identificam com a marca e a recomenda, promovendo o reconhecimento da companhia por meio do boca a boca.
4 – Co-creators: são tão envolvidos com a marca, que oferecem seus ativos, conhecimento e relacionamento para criar valor e receber valor de volta.
Ainda de acordo com a HBR, empresas que desenvolvem a Orquestração de Rede entregam valor para os acionistas duas a quatro vezes maior do que empresas que não se beneficiam desse tipo de modelo de negócio.