No ano passado, a preparação de dados tornou-se indispensável devido à sua contribuição para análises e apoio às decisões de negócios. O Gartner reconheceu sua importância e acredita no crescimento dessa área nos próximos anos.
Segundo o instituto de pesquisas, a preparação de dados está posicionada entre o gerenciamento de dados e a camada de analytics. Geralmente, os vendedores desse setor oferecem uma gama de capacidades que incluem inventário e unificação de fontes de dados heterogêneos.
Agora, o mercado está se perguntando se a preparação de dados pode evoluir e conquistar um mercado independente, ou se ele permanecerá como apoio para outros, como analytics, aplicações e qualidade dos dados.
O que vem por aí nesse segmento? O Gartner listou algumas possibilidades. Veja abaixo:
• Alguns fornecedores de analytics estão incluindo capacidades de preparação de dados em suas ferramentas para fortalecer seus produtos, mas não necessariamente para fornecer ao usuário final a preparação de dados orientada.
• Alguns fornecedores de analytics e preparação de dados stand-alone oferecem preparação para usuários finais e estão reforçando seus produtos, trazendo recursos como processamento “in-database” e “in-cluster” para preparar o ambiente para grandes volumes de dados.
• Há interesse na incorporação da preparação de dados como parte da arquitetura do aplicativo.
• Há um movimento que visa a incorporação da preparação de dados como parte da arquitetura de ‘dados como serviço’.
• Há interesse em alavancar as técnicas de aprendizado de máquina para superfícies-padrão e correlações de dados, dando, assim, a “inteligência” necessária para o processo de preparação de dados.
• Há interesse no reforço da governança (segurança, partilha e reutilização), conseguindo assim o aspecto de autoatendimento.