O que significa ter um negócio escalável?

Negócios escaláveis geram mais empregos, receita e impacto através da otimização de processos. Tema será debatido no IT Forum X

Author Photo
11:02 am - 11 de outubro de 2019

Apesar do conceito de negócio escalável estar em alta, muitas pessoas ainda não conhecem o seu significado. Esse modelo de negócios tem como objetivo reproduzir em grandes quantidades o que permite ganhos em larga escala sem demandar mais recursos no processo.

De acordo com os especialistas, um negócio escalável é capaz de gerar mais empregos, receita e impacto por meio da melhoria das operações. Para isso, as organizações estão utilizando de estratégias como padronização, replicabilidade e automatização.

Para um negócio ser escalável, seu foco deve ser no crescimento, e essa característica está diretamente relacionada ao aumento da presença da empresa no mercado. Com o crescimento das vendas e a manutenção dos custos, os negócios escaláveis conseguem direcionar seus recursos de maneira mais eficaz, evitando a necessidade de empregar mais capital para manter o desenvolvimento.

A ideia é que os custos não aumentem conforme a expansão da organização, que deve investir em soluções estratégicas e tecnológicas para atingir esse equilíbrio. O modelo é desafiador, mas inúmeras empresas já estão desfrutando dos benefícios do planejamento.

Para esclarecer de que forma os gestores podem construir um negócio escalável, especialistas abordarão o tema durante o painel “Como escalar sua ideia rapidamente?”, que acontecerá no dia 17/10 durante o IT Forum X. A 7ª edição do evento receberá mais de 250 palestrantes em diferentes palcos e praças de conteúdo. O tema principal desse ano será “Eu 5.0”, que busca posicionar o ser humano no centro da discussão tecnológica.

Para falar sobre o assunto estarão presentes:

Marco Aurélio, Keafund

Marco Aurélio atuou com Private Equity na Porto Capital, braço de Investimentos Alternativos da Porto Seguro e com Venture Capital na Monashees. Atualmente é Sócio do KeaFund, fundo de Venture Capital focado em Blockchain. Foi eleito em 2018 pela Forbes como um dos jovens abaixo de 30 anos mais promissores do Brasil.

Dani Junco, B2Mamy

Dani Junco é fundadora e CEO da B2Mamy, aceleradora que conecta mães empreendedoras ao ecossistema de inovação. Especialista em Marketing com foco em Branding, a executiva transformou sua dificuldade – voltar ao mercado de trabalho após ter se tornado mãe, em solução para outras mulheres com filhos que desejam empreender.

Paulo Silveira, Caelum

Paulo Silveira é bacharel e mestre em Computação pela USP e CEO do Grupo Caelum Alura. O executivo também é investidor anjo em oito startups e podcaster no Like a Boss.

Itali Collini, 500 Startups

Itali Collini lidera a prospecção de negócios, a gestão de portfólio e o relacionamento da 500 Startups com ecossistema no Brasil. Economista formada pela USP, a executiva também atua em projetos de diversidade e inclusão.

O painel será mediado por Flavio Pripas, Corporate Venture Officer da Redpoint Eventures. O executivo foi nomeado como uma das 100 pessoas mais criativas nos negócios em 2012 pela Revista FastCompany (“FastCompany – 100 Most Creative People in Business 2012”) e atua para acelerar a Transformação Digital de grandes empresas que investem em startups através do fundo de venture capital Redpoint eventures. Antes de se juntar ao fundo, Flavio desenhou e liderou o CUBO, um projeto de fomento ao empreendedorismo digital no Brasil que logo se tornou a iniciativa mais relevante no ecossistema. Antes desse projeto e de ter lançado e vendido duas empresas como empreendedor digital, foi Diretor de Tecnologia do Banco J.P.Morgan, Head de Desenvolvimento do Credit Suisse Hedging-Griffo e Head de TI America Latina do JPMC Vastera.

O IT Forum X acontecerá nos dias 16 e 17 de outubro no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Outros temas como big data, metodologias de aceleração, cidades inteligentes, 5G e conectividade serão abordados durante o evento. Para mais informações, clique aqui.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.