O que são metodologias ágeis e quais seus benefícios para as empresas?

As metodologias ágeis nasceram com o desenvolvimento de projetos de software, mas hoje já está em uso em diversas áreas

Author Photo
9:20 am - 29 de agosto de 2018

Ser ágil não significa trabalhar sem planejamento e sem cronogramas. Na verdade, pode até ser definido como o contrário disso. O alerta é da Mastertech, que capacita talentos para habilidades do futuro, em seu blog. Quando você planeja o que vai comprar no mercado antes de chegar até lá, suas compras costumam ser mais rápidas, não é? A empresa explicou o que é metodologia ágil e quais seus benefícios.

O que são metodologia ágeis?

As metodologias ágeis nasceram com o desenvolvimento de projetos de software, quando a complexidade das ações foi aumentando, sendo necessário desenhar fluxos de trabalho para a organização.

Essas alternativas de gestão de projetos servem para desenhar ações, reconhecer imprevistos, incentivar o trabalho em equipe e a comunicação. São como algoritmos que definem como as coisas serão feitas dentro do projeto, designando tarefas e movimentando projetos complexos. Ou seja, as metodologias ágeis englobam:

  • Pessoas e interações, ao contrário de processos e ferramentas.
  • Produtos executáveis, ao contrário de documentação extensa e confusa.
  • Colaboração do cliente, ao contrário de constantes negociações de contratos.
  • Respostas rápidas para as mudanças, ao contrário de seguir planos previamente definidos.

Como usar esses métodos no trabalho e qual sua importância?

Mas então quer dizer que elas só servem para o desenvolvimento de software e produtos? Nada disso. Apesar de serem mais conhecidas desta forma, as metodologias ágeis podem ser incorporadas em qualquer atividade de sua vida.

Se você quer criar uma nova rotina de escrita diária, por exemplo, você pode definir os processos que irão acontecer todos os dias para chegar até o resultado final, que será determinado em períodos.

Por exemplo: você irá reunir suas fontes de inspiração em um só lugar, consultá-las todo dia antes de começar a escrever, escrever em rodadas de 45 minutos, com intervalos de 15 minutos, por até 4 horas. Caso algo no seu planejamento diário mude, o tempo perdido será realizado no outro dia, com intervalos menores. A cada duas semanas você irá avaliar tudo o que escreveu, decidir o que é válido para a publicação, o que não é, e o que pode mudar na semana seguinte. Pronto, você criou uma metodologia ágil de escrita diária.

Scrum, a estrela das metodologias

O Scrum é, sem dúvida, uma das metodologias ágeis mais utilizadas hoje em dia em organizações por todo o mundo. O Scrum cria uma fórmula fixa para o planejamento, dividindo projetos em ciclos de atividade com reuniões frequentes, para que toda a equipe entenda o que está acontecendo e agilize os processos. As mudanças acontecem o tempo todo e são guiadas por escolhas conscientes e conjuntas.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.