Afinal, o que querem os profissionais de tecnologia?

Dificuldade de preencher vagas no setor de TI é uma realidade; profissionais estão mais exigentes com horários e benefícios

Author Photo
9:10 am - 30 de outubro de 2020
profissionais tecnologia Foto: Pexels

Em 2020, o setor de transformação digital está à todo vapor, porém, encontrar profissionais para vagas na área tem sido um problema. Para tentar desvendar esta questão, o site de empregos Indeed realizou uma pesquisa em parceria com a Toluna com mais de 200 profissionais da área, avaliando o que profissionais de tecnologia consideram importante ao avaliar uma nova oportunidade de trabalho.

Logo de cara, trabalhar em casa deixou de ser uma vantagem. Enquanto muitas empresas já se adaptaram para oferecer trabalho remoto, a pesquisa do Indeed mostra que para os profissionais de tecnologia, ter horários flexíveis de trabalho é mais importante, sendo prioridade para 35% dos entrevistados, principalmente para as mulheres (38% vs. 32% no grupo masculino). Somente 27% dos respondentes priorizam a oportunidade de trabalhar remotamente.

Leia também: Quais cargos e salários em alta em TI em 2021? Robert Half revela

“Oferecer flexibilidade no trabalho torna mais fácil para os profissionais administrarem diferentes áreas da vida, como cuidar dos filhos e pais idosos, além de cuidar de si próprios. E uma vez que a flexibilidade tende a levar à produtividade, é uma vitória para os empregadores também”, afirma Felipe Calbucci, diretor de vendas do Indeed no Brasil.

Quando perguntamos aos profissionais de tecnologia o que os motivaria a aceitar um emprego por um salário igual ou mais baixo, o principal fator mencionado é a oportunidade de ascensão profissional (considerada importante por 51%); seguido de melhores benefícios (50%), horários flexíveis (escolhido por 42%) e equilíbrio entre vida pessoal e profissional (selecionadas por 38%).

“Para se destacar e conseguir atrair talentos capacitados na área ofereça o que os profissionais desejam, trabalhe na divulgação dos benefícios e cultura da sua empresa em canais importantes, tenha métricas e faça a análise dos dados para saber se está no caminho certo, além de acompanhar seus concorrentes para conseguir atrair os melhores talentos”, recomenda Calbucci.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.