O que podemos esperar da CES 2021?

Evento será integralmente digital e reunirá mais de mil marcas durante os dias 11 e 14 de janeiro

Author Photo
2:37 pm - 15 de dezembro de 2020
Creative Commons/Greg Bulla

A maior feira de tecnologia para o mercado consumidor, a CES, não ocupará em janeiro de 2021 a geografia deserta de Las Vegas, como tradicionalmente o faz todos os anos. Devido à pandemia do novo coronavírus, a CTA (Consumer Technology Association, que organiza o evento) decidiu, em julho deste ano, que a CES 2021 aconteceria apenas em sua versão digital. A Microsoft foi a companhia escolhida para suportar a infraestrutura de tecnologia do evento iminente.

“Sabemos que não será a mesma coisa”, disse Gary Shapiro, presidente e CEO da CES, durante coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (15/12) ao comparar o evento presencial com o digital. “Estamos tentando fazer isso de forma consistente com a marca, e será um evento onde as pessoas participarão de suas casas e escritórios”, acrescentou.

Leia também: Startups de varejo se consolidam em 2020

Durante a coletiva, os executivos da CES foram indagados sobre o que a CTA conseguiria entregar de “magia” aos participantes do evento digital. Karen Chupka, EVP da CES, destacou que o evento contaria com recursos de chat real, formas de conexão entre os participantes e programação ao vivo. Entretanto, as possibilidades do digital se esbarram em algumas limitações óbvias quando se lembra que um dos grandes diferencias da Consumer Electronics Show está no chão de exibição das marcas: experiências com carros alegadamente autônomos, sessões em óculos de realidade aumentada ou virtual, interação com robôs com habilidades esportivas e por aí vai. Ainda segundo Karen, mais de mil marcas estarão participando da CES 2021, incluindo as gigantes Samsung, LG, Intel, AMD.

Durante os três dias de programação da CES, Shapiro indica que há alguns temas que ganharão mais destaque devido ao momento atual global. Segundo o executivo, tecnologias que sustentam e avançam o setor de saúde, assim como a conectividade, 5G e cidades inteligentes, marcarão a programação. “Sempre falamos muito de resiliência”, pontuou Shapiro ao falar sobre infraestrutura e conectividade. “Mas este ano será para valer”, complementou. “Trabalhar e se mover em qualquer lugar e isso se verá refletido em cidades inteligentes”.

E o que podemos esperar para a CES 2022? O evento voltaria a ser presencial? Shapiro se adianta e afirma que em 2022 o evento deve acontecer em formato híbrido: presencial e digital. “Penso que para a experiência humana é importante”, diz ao falar sobre o evento em 2022. “Queríamos ser parte da solução e não do problema. Não queríamos que as pessoas se sentissem preocupadas em vir para Las Vegas. No curto prazo, é algo desafiador, mas vemos que alguns países asiáticos já têm voltado a realizar eventos presenciais”, justificou sobre 2021.

A CES 2021 acontece entre os dias 11 e 14 de janeiro e a cobertura do evento poderá ser acompanhada aqui no IT Forum.

 

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.