O que faz um analista de dados e quanto ganha em média?

Cada vez mais em alta no Brasil, cargo desperta interesse de diversas pessoas, principalmente, pelo crescente número de vagas disponíveis

Author Photo
7:56 am - 03 de julho de 2019

A missão de um analista de dados é garimpar a elevada quantidade de dados desestruturados, interpretá-los e, a partir daí, criar estratégias e tomar decisões para promover o desenvolvimento do negócio. Aqueles (as) que têm interesse por programação e estatística, além de capacidade analítica, podem se encontrar na carreira.

A capacidade em programação e análise pelas são cruciais, porque quando a empresa está na fase de coleta de dados, o profissional deve focar suas atividades no desenvolvimento e manutenção da infraestrutura de dados, databases, códigos e processamento de dados. No momento em que ele precisar gerar a informação, os conhecimentos em estatísticas serão relevantes para tradução dos dados aos gestores.

Cada vez mais em alta no Brasil, o cargo desperta o interesse de diversas pessoas principalmente pelo crescente número de vagas disponíveis e a remuneração que pode variar de R$ 5,5 mil a R$ 12,5 mil, de acordo com relatório da consultoria Robert Half. O aquecimento da carreira também foi constatado na última edição do Fórum Econômico Mundial, que apontou a profissão como uma das mais relevantes para o mercado até 2020.

Para Tiago Mesquita, general manager da Ironhack no Brasil, a conjuntura de mercado deve se manter favorável nos próximos anos. “Toda empresa que gera dados, seja de finanças, educação, marketing ou indústria, se ainda não tem, irá precisar contratar um profissional para analisá-los e tomar decisões com base em informação, sem contar com a sorte ou intuição”, afirma. A perspectiva é corroborada pela consultoria Gartner ao indicar que 80% das grandes empresas terão um departamento de diretoria de dados totalmente implementado até 2020.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.