Mais lidas
1

Inovação

Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização

2

CIO

Gigantes brasileiras em expansão digital impõem desafios aos CIOs

3

Liderança

João Bortone assume Lenovo ISG para a América Latina

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
CONTEÚDO ORIGINAL
Agora os conteúdos da CIO estão no IT Forum! Para saber mais clique aqui
  • Home >  
  • Notícias >
  •  CIO

O que é um roadmap de tecnologia e como você pode usá-lo a seu favor?

O mundo vem passando por mudanças constantes e por isso é mais importante do que nunca ter um roteiro de tecnologia sólido para planejar o futuro

Sarah K. White, CIO (EUA)
15:12 pm - 20 de dezembro de 2019
Shutterstock

Um roadmap ou roteiro de tecnologia é um documento ou guia que descreve as iniciativas, produtos, serviços e estratégias de tecnologia de uma organização. Esse documento detalha as ferramentas que a empresa já utiliza, o que será necessário implementar no futuro, como evitar riscos e como atualizar as tecnologias.

A estratégia e os objetivos da empresa são elemento-chave para a construção do roteiro – o documento ajuda as organizações a visualizar novas estratégias para garantir o alinhamento às iniciativas dos negócios, sejam atuais ou futuras.

Os benefícios do roteiro de tecnologia

Os roteiros de tecnologia podem ajudar as empresas a entender as suas demandas atuais e prever as necessidades futuras, facilitando a determinação dos requisitos de tecnologia.

O guia também fornece às empresas uma estrutura para sobreviver em momentos mais turbulentos e auxilia na adaptação às mudanças tecnológicas no setor. Como os roteiros incluem informações detalhadas sobre os sistemas de TI atuais e passados, eles podem, ainda, ser usados como ferramentas para medir o sucesso de produtos ou iniciativas técnicas.

Além disso, por conta do ritmo das mudanças tecnológicas, ter um guia pode dissipar incertezas entre departamentos e alinhar diferentes equipes sob os mesmos objetivos. Essa prática fornece aos colaboradores de fora da TI uma menor compreensão das iniciativas de tecnologia da empresa.

Processo para criar um roteiro de tecnologia

O roteiro de tecnologia é criado por um grupo de profissionais de departamentos relevantes. Essas pessoas têm a tarefa de construir um guia que leve em consideração as necessidades dos diferentes setores da empresa, a estratégia corporativa e as metas gerais dos negócios.

O roteiro deve ser um documento que ofereça estabilidade e transparência durante o processo de transformação digital. Há três fases a serem consideradas ao desenvolver um roteiro de tecnologia:

  • Fase preliminar: Na primeira fase de criação do roteiro de tecnologia, é importante estabelecer a liderança e os responsáveis pelo projeto. Além disso, é nesse momento em que deve ser definido o que será incluído no roteiro final e decidir quais necessidades serão atendidas. É durante a fase preliminar que os tomadores de decisão identificam os principais problemas que podem ser resolvidos com a tecnologia.
  • Fase de desenvolvimento: A segunda fase é o momento de criação do documento. Durante esse período, é importante estabelecer os produtos que devem ser focados, os sistemas críticos de interação, especificar as principais áreas e metas, bem como recomendar possíveis alternativas de tecnologia.
  • Fase de atividade e acompanhamento: A terceira fase acontece quando o roteiro completo passa por avaliação para identificar pontos que possam ser melhorados ou alterados. O documento é usado para criar um plano para a evolução tecnológica da empresa.

Modelo de roteiro de tecnologia

A criação de um modelo para um roteiro de tecnologia tem a ver com a preferência pessoal de cada um – mas a maioria utiliza ícones, códigos de cores, fluxogramas e outras ferramentas visuais. O guia deve incluir cronogramas detalhados para que os outros departamentos envolvidos entendam quando os serviços estarão em funcionamento.

Embora um roteiro precise ser detalhado, ele também precisa permanecer flexível para acomodar as mudanças que aparecerem ao longo do caminho. As tecnologias podem mudar ou os planos podem falhar; portanto, o guia precisa planejar o futuro, mas também conseguir se adaptar às incertezas.

Por fim, a expectativa é de que o roteiro seja um documento fácil de ler e acessível ao público. O guia deve ser vendido aos funcionários, independentemente da estratégia ou atualização que a empresa deseja fazer. Essa é uma etapa importante, porque é nela que os colaboradores serão convencidos a participar de uma nova iniciativa.

Software e ferramentas de roteiro de tecnologia

Existem diversas ferramentas e softwares para a criação de modelos de roteiro de tecnologia. Essas plataformas ajudam a empresa a projetar guias que sejam visualmente atraentes e colaborativos, permitindo que os membros da equipe compartilhem, editem, monitorem e atualizem o documento ao longo da sua evolução.

A escolha das ferramentas ou software dependem das necessidades da empresa e dos objetivos do roteiro. De qualquer forma, há alguns que podem ser um ótimo ponto de partida:

  • Aha!
  • Asana
  • Confluence
  • Monday
  • Microsoft
  • Flow
  • ProductBoard
  • ProductPlan
  • Roadmunk
  • TargetProcess
  • Trello
  • Wrike
Em alta

Inovação

Petz avança jornada omnichannel com APIs de geolocalização
Em alta

CIO

Gigantes brasileiras em expansão digital impõem desafios aos CIOs
Em alta

Liderança

João Bortone assume Lenovo ISG para a América Latina
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados