O que é um roadmap de tecnologia e como você pode usá-lo a seu favor?

O mundo vem passando por mudanças constantes e por isso é mais importante do que nunca ter um roteiro de tecnologia sólido para planejar o futuro

Author Photo
3:02 pm - 20 de dezembro de 2019

Um roadmap ou roteiro de tecnologia é um documento ou guia que descreve as iniciativas, produtos, serviços e estratégias de tecnologia de uma organização. Esse documento detalha as ferramentas que a empresa já utiliza, o que será necessário implementar no futuro, como evitar riscos e como atualizar as tecnologias.

A estratégia e os objetivos da empresa são elemento-chave para a construção do roteiro – o documento ajuda as organizações a visualizar novas estratégias para garantir o alinhamento às iniciativas dos negócios, sejam atuais ou futuras.

Os benefícios do roteiro de tecnologia

Os roteiros de tecnologia podem ajudar as empresas a entender as suas demandas atuais e prever as necessidades futuras, facilitando a determinação dos requisitos de tecnologia.

O guia também fornece às empresas uma estrutura para sobreviver em momentos mais turbulentos e auxilia na adaptação às mudanças tecnológicas no setor. Como os roteiros incluem informações detalhadas sobre os sistemas de TI atuais e passados, eles podem, ainda, ser usados como ferramentas para medir o sucesso de produtos ou iniciativas técnicas.

Além disso, por conta do ritmo das mudanças tecnológicas, ter um guia pode dissipar incertezas entre departamentos e alinhar diferentes equipes sob os mesmos objetivos. Essa prática fornece aos colaboradores de fora da TI uma menor compreensão das iniciativas de tecnologia da empresa.

Processo para criar um roteiro de tecnologia

O roteiro de tecnologia é criado por um grupo de profissionais de departamentos relevantes. Essas pessoas têm a tarefa de construir um guia que leve em consideração as necessidades dos diferentes setores da empresa, a estratégia corporativa e as metas gerais dos negócios.

O roteiro deve ser um documento que ofereça estabilidade e transparência durante o processo de transformação digital. Há três fases a serem consideradas ao desenvolver um roteiro de tecnologia:

  • Fase preliminar: Na primeira fase de criação do roteiro de tecnologia, é importante estabelecer a liderança e os responsáveis pelo projeto. Além disso, é nesse momento em que deve ser definido o que será incluído no roteiro final e decidir quais necessidades serão atendidas. É durante a fase preliminar que os tomadores de decisão identificam os principais problemas que podem ser resolvidos com a tecnologia.
  • Fase de desenvolvimento: A segunda fase é o momento de criação do documento. Durante esse período, é importante estabelecer os produtos que devem ser focados, os sistemas críticos de interação, especificar as principais áreas e metas, bem como recomendar possíveis alternativas de tecnologia.
  • Fase de atividade e acompanhamento: A terceira fase acontece quando o roteiro completo passa por avaliação para identificar pontos que possam ser melhorados ou alterados. O documento é usado para criar um plano para a evolução tecnológica da empresa.

Modelo de roteiro de tecnologia

A criação de um modelo para um roteiro de tecnologia tem a ver com a preferência pessoal de cada um – mas a maioria utiliza ícones, códigos de cores, fluxogramas e outras ferramentas visuais. O guia deve incluir cronogramas detalhados para que os outros departamentos envolvidos entendam quando os serviços estarão em funcionamento.

Embora um roteiro precise ser detalhado, ele também precisa permanecer flexível para acomodar as mudanças que aparecerem ao longo do caminho. As tecnologias podem mudar ou os planos podem falhar; portanto, o guia precisa planejar o futuro, mas também conseguir se adaptar às incertezas.

Por fim, a expectativa é de que o roteiro seja um documento fácil de ler e acessível ao público. O guia deve ser vendido aos funcionários, independentemente da estratégia ou atualização que a empresa deseja fazer. Essa é uma etapa importante, porque é nela que os colaboradores serão convencidos a participar de uma nova iniciativa.

Software e ferramentas de roteiro de tecnologia

Existem diversas ferramentas e softwares para a criação de modelos de roteiro de tecnologia. Essas plataformas ajudam a empresa a projetar guias que sejam visualmente atraentes e colaborativos, permitindo que os membros da equipe compartilhem, editem, monitorem e atualizem o documento ao longo da sua evolução.

A escolha das ferramentas ou software dependem das necessidades da empresa e dos objetivos do roteiro. De qualquer forma, há alguns que podem ser um ótimo ponto de partida:

  • Aha!
  • Asana
  • Confluence
  • Monday
  • Microsoft
  • Flow
  • ProductBoard
  • ProductPlan
  • Roadmunk
  • TargetProcess
  • Trello
  • Wrike

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.