Notícias

O que é um CDO? Um estrategista digital e evangelista-chefe

Um CDO transforma estrategicamente o futuro tecnológico de uma empresa de uma maneira que muitos CIOs não têm largura de banda para fazer.

Um chief-digital-officer (CDO) é um líder que combina perspicácia empresarial com experiência digital para ajudar as organizações a impulsionar a transformação digital por meio de uma visão e estratégia digital corporativa.

Em muitas empresas, é uma função voltada para o cliente que sinaliza um compromisso com um futuro digital. Em outros, a principal responsabilidade é transformar estrategicamente os negócios da empresa. McKinsey & Co. apelidaram o CDO de “transformer in chief”.

O papel do CDO

Os CDOs supervisionam a adoção de tecnologias digitais em uma organização, transformando a estratégia de negócios usando tecnologia e dados e evangelizando como pessoas, processos e tecnologia podem permitir essa visão digital.

Os melhores diretores digitais podem vislumbrar o futuro digital de uma empresa e trazer outros executivos e usuários a bordo dessa visão. “O evangelismo vem cada vez mais sob o papel digital”, diz Justin Cerilli, que lidera a tecnologia de serviços financeiros e práticas de dados e análises na consultoria Russell Reynolds Associates. “É sempre sobre pessoas, processos e tecnologia e como o digital permite isso. As pessoas nessas funções precisam se concentrar no processo, na estratégia de negócios e em como contar uma história para chegar lá”.

Responsabilidades do CDO

A Deloitte argumenta que os líderes digitais têm 10 responsabilidades principais:

  • Sentir as oportunidades de tecnologias digitais emergentes e modelos de negócios habilitados para digital;
  • Construir e manter relacionamentos externos com fornecedores, startups, analistas e academia e fazer parte de ecossistemas relevantes;
  • Atuar como um líder de pensamento que articula o futuro digital da empresa;
  • Educar o conselho no digital, construindo fluência tecnológica de cima para baixo;
  • Garantir que a estratégia de negócios seja uma estratégia digital;
  • Liderar o desenvolvimento dos recursos digitais necessários para a transformação digital em toda a empresa;
  • Impulsionar a mudança em direção a uma organização orientada por insights que aproveita o poder dos dados;
  • Construir talento digital na organização por meio de uma combinação de desenvolvimento da equipe atual e atração de novos talentos;
  • Defender o processo para identificar, testar, avaliar e dimensionar ou reprovar novas tecnologias digitais, garantindo que sejam relevantes para os negócios;
  • Supervisionar a execução de iniciativas digitais.

Salário do CDO

De acordo com a análise de remuneração da Glassdoor, o salário médio é de US$ 212.811 por ano, com remuneração total, incluindo bônus e participação nos lucros, variando de US$ 96.000 a US$ 491.000 por ano.

CDO vs. CIO vs. CTO

A posição de CDO data de pelo menos 2011, quando a Russell Reynolds Associates começou a receber ligações procurando candidatos. Desde aquela época, a linha que separa o CDO do CIO do CTO ficou, na melhor das hipóteses, embaçada.

De acordo com o Gartner, o CIO supervisiona as pessoas, processos e tecnologias dentro de TI para garantir que a função de TI forneça resultados que apoiem os objetivos do negócio. O CTO é responsável por gerenciar a infraestrutura de tecnologia física e de pessoal e por gerenciar as relações com os clientes para garantir que as expectativas dos objetivos do serviço sejam desenvolvidas e atendidas. Qualquer uma das funções pode assumir a responsabilidade pela transformação digital dentro da empresa, especialmente se os indivíduos que as ocupam forem fluentes no negócio, bem como em suas responsabilidades tecnológicas.

“Minha perspectiva é que tudo está se fundindo”, diz Mike Giresi, Diretor Digital da Molex, fabricante de sistemas eletrônicos, elétricos e de conectividade de fibra óptica. Giresi também atuou como Diretor Digital e de Tecnologia da Aramark, CIO da Royal Caribbean Cruises, CIO da Tory Burch e muito mais.

Giresi, que é o primeiro CDO da Molex, diz que trabalhou duro para criar uma visão dentro da empresa de um CDO separado do CIO. “A função do CIO na Molex antes era SAP; era realmente em torno do processamento de transações”, diz Giresi.

Quando Giresi falou com a liderança da Molex sobre a criação da função de CDO, ele deixou claro que não queria ser o CIO. Ele queria liderar a transformação digital no negócio, concentrando-se no modelo operacional, tudo a ver com inovação, introdução de novos produtos (NPI) e atendimento.

Onde se encaixa no C-suite

Alguns CDOs se reportam ao CIO ou ao CMO. Mas quando os profissionais cumprem uma função mais visionária, eles devem se reportar ao CEO ou talvez ao COO, dizem os especialistas. De fato, Ragu Gurumurthy, Diretor Digital e Diretor de Inovação da Deloitte, argumenta que, nessas situações, outros executivos de tecnologia devem se reportar ao diretor digital.

“Quando se trata de decisões de tecnologia para produtos, o diretor digital deve trabalhar com o CTO e, quando se trata de processos internos, deve trabalhar com o CIO.” O CDO também deve trabalhar com o diretor de talentos quando se trata de contratar as habilidades necessárias para a transformação digital, diz ele. “O CDO se torna um orquestrador que define a visão e os objetivos”.

Ou, pelo menos, o CDO precisa estar no mesmo nível dessas outras funções, diz ele. “Você precisa se sentar à mesa para influenciar o CIO, o CTO e o diretor de talentos, para ser um verdadeiro par. Caso contrário, você não terá sucesso”.

O que procurar em um CDO

Adriaan Bouten, CEO e fundador da Digital Prism Advisors, diz que há cinco coisas para procurar em um CDO.

Primeiro, ele diz, os CDOs devem ser grandes contadores de histórias. Muitos CDOs vêm de relações públicas, marketing ou comunicação por esse motivo. Bouten acha que os CDOs devem ser especialistas em tecnologia que sabem onde a inovação tecnológica se encaixa melhor e podem contar essa história.

Em seguida, os CDOs devem ser inovadores. Eles devem atravessar a linha entre tecnologia e negócios. Eles devem entender tanto a inovação de produto quanto a inovação de processo.

Os CDOs também devem entender as novas tendências e produtos em tecnologia. Eles devem estar atualizados sobre as novas tendências e produtos digitais e pressionar suas empresas e colegas executivos a ficarem cientes do que é atual e do que está no horizonte.

Os CDOs devem ser capazes de executar suas estratégias digitais. Eles potencialmente assumirão a responsabilidade de transformar todo o seu modelo de negócios. Qualquer um que pegue as chaves do reino dessa maneira deve ter profundo conhecimento técnico, excelentes habilidades de gerenciamento de produtos e habilidades de gerenciamento de mudanças que os ajudem a superar a resistência à mudança.

CDOs devem ser influentes. Eles precisam fazer com que outros acreditem em sua visão: outros executivos, o conselho, a equipe, os fornecedores, até mesmo a concorrência e outros líderes do setor.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

2 dias ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

2 dias ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

2 dias ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

2 dias ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

2 dias ago