O que é Scrum Master? O papel fundamental para o sucesso dos projetos

Como o Scrum pode ser aplicado em praticamente qualquer organização, demanda pela presença de um profissional especializado está em alta

Author Photo
6:48 pm - 24 de julho de 2019

O Scrum é uma estrutura poderosa para implementar processos ágeis em desenvolvimento de software e outros projetos. Esse popular framework utiliza iterações curtas de trabalho, sprints e reuniões diárias, chamadas de Daily Scrum, até que o projeto seja concluído. No Scrum existem três funções principais: Scrum Master, Product Owner e membros da equipe Scrum.

Scrum Master – Definição

O Scrum Master é o líder da equipe Scrum, sendo o responsável por defender o projeto, fornecendo orientação à equipe e ao proprietário do negócio para garantir que todas as práticas sejam seguidas. Além de abordar as facetas do processo de desenvolvimento ágil, o Scrum Master facilita a comunicação e a colaboração entre todos os envolvidos no projeto.

Função do Scrum Master

Como a função está na relação entre o negócio, o desenvolvedor do produto, a equipe e os indivíduos, as responsabilidades do Scrum Master variam conforme as necessidades da empresa e de seu time. Alguns Scrum Masters também atuam como gerentes de projeto ou como coaching organizacional.

Scrum Master vs. Gerente de Projetos

Pode haver alguma confusão sobre o papel e as responsabilidades de um Scrum Master e de um gerente de projetos. Embora, como mencionado, um Scrum Master possa também desempenhar o papel de gerente de projetos, aqui estão as principais diferenças nas funções e responsabilidades de cada um.

Scrum Master – Para projetos que usam metodologias ágeis, um Scrum Master é fundamental. Ele desempenha o papel de facilitador e coach para equipes de desenvolvimento ágil, garantindo que os produtos sejam entregues dentro do prazo e com a qualidade especificada.

Gerente de Projetos – Para a maioria dos projetos, o gerente assume a liderança em todas as fases e atividades, incluindo planejamento, gerenciamento, monitoramento e fechamento dos projetos.

Responsabilidades

Scrum Master

  • Apoiar os empresários no desenvolvimento de produtos.
  • Liderar reuniões do Scrum e fornecer suporte à equipe durante o planejamento e a execução do Sprint.
  • Fazer coaching para as equipes.
  • Assegurar o cumprimento de princípios ágeis.
  • Auxiliar as equipes na priorização e no gerenciamento do Backlog do Sprint para garantir a entrega oportuna e precisa do produto.
  • Ajudar as equipes a superarem qualquer barreira à entrega bem sucedida.

Gerente de projetos

  • Identificar e relacionar requisitos, planos e progresso dos negócios e projetos.
  • Determinar, documentar e gerenciar projetos, tarefas, cronogramas, orçamento e recursos.
  • Líder e mentor das equipes de projeto.
  • Determinar e atribuir tarefas e prioridades.
  • Alocar, monitorar e gerenciar recursos do projeto.
  • Definir, monitorar e gerenciar cronogramas do projeto.
  • Gerenciar parâmetros de qualidade do projeto.
  • Desenvolver estratégias para gerenciar e rastrear riscos.
  • Gerenciar todas as partes interessadas e suas expectativas.
  • Comunicar tarefa, marco e progresso do projeto e mudanças para as partes interessadas.
  • Garantir que as metas do projeto sejam cumpridas.
  • Concluir projetos e atividades.
  • Identificar as lições aprendidas.

Descrição do trabalho do Scrum Master

As responsabilidades e tarefas do Scrum Master diferem de acordo com quais membros da equipe eles estão se relacionando:

No nível comercial, o Scrum Master cria um ambiente de desenvolvimento que é criativo, seguro, produtivo e de suporte, permitindo a colaboração multidirecional.

No nível do empresário, o Scrum Master facilita o planejamento e ajuda os donos de negócios a entender e aderir às técnicas e práticas do Scrum.

No nível de equipe, o Scrum Master fornece orientação, treinamento, suporte e facilitação, ajudando a remover quaisquer obstáculos que as equipes possam encontrar ao longo do caminho.

No nível individual, o Scrum Master apoia os esforços de cada um, abordando quaisquer questões que surjam e removendo obstáculos para ajudar os indivíduos a serem focados e produtivos.

Oportunidades para o Scrum Master

Como o Scrum pode ser aplicado em praticamente qualquer organização, a demanda pela presença do Scrum Master está em alta – e à medida que as empresas continuam procurando formas de concluir seus projetos e lançar seus produtos no mercado mais rapidamente, as oportunidades se mostram crescentes.

Para se ter dimensão da demanda, de acordo com o “Most promising jobs of 2017”, do LinkedIn, as vagas de emprego para Scrum Masters aumentaram 104% em relação a 2016, e a pontuação de avanço na carreira é de 8 em 10. Essas descobertas são baseadas no potencial de carreira, avanço, crescimento de emprego e salário. Já a pesquisa da U.S. Bureau of Labor Statistics demonstra que, em 2018, a demanda por Scrum Masters certificados cresceu 24%.

Os escritórios de gerenciamento de projetos (PMOs) ou departamentos de desenvolvimento de produtos de diversos setores contratam Scrum Masters para agilizar seus processos de desenvolvimento de software, como na saúde, aviação, tecnologia, engenharia, construção civil, mercado imobiliário, finanças, marketing, educação, seguros, governo e outros.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.