O que é o gerenciamento do ciclo de vida do produto?

É uma disciplina para gerenciar o ciclo de vida de um produto, abrangendo processos e sistemas de software

Author Photo
9:40 am - 30 de maio de 2022

O gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM – na sigla em inglês) é uma disciplina empresarial para gerenciar os dados e processos envolvidos no ciclo de vida de um produto, desde o início até a engenharia, projeto, fabricação, vendas e suporte, até o descarte e a desativação.

O PLM reúne pessoas, dados, processos e sistemas de negócios para auxiliar a capacidade de uma organização de desenvolver, comercializar e dar suporte a seus produtos. Nasceu na American Motors Corporation (AMC) para acelerar o processo de desenvolvimento de produtos da empresa, em particular em torno do desenvolvimento do Jeep Grand Cherokee. Como parte do processo, a AMC recorreu ao desenho assistido por computador (CAD) e implementou um esquema de gerenciamento de dados do produto no qual todos os desenhos e documentos eram armazenados em um banco de dados central. A AMC também adicionou um novo sistema de comunicação para permitir uma melhor colaboração e reduzir o número de alterações de engenharia necessárias. Após adquirir a AMC, a Chrysler implementou o PLM em toda a empresa, resultando em custos de desenvolvimento que eram metade da média do setor.

O PLM moderno é fundamental para a criação de um segmento digital, que a empresa de software e serviços PTC define como um circuito fechado entre os mundos digital e físico, seguindo um único conjunto de dados relacionados à medida que entra e sai dos processos e funções de negócios para permitir a continuidade e acessibilidade.

Sistemas e processos de PLM

A empresa de gerenciamento de dados, Active Sensing, diz que o PLM deve ser pensado como um repositório de todas as informações que afetam um produto e um processo de comunicação entre as partes interessadas do produto, incluindo marketing, engenharia, fabricação e serviço de campo. Como tal, o PLM como uma disciplina refere-se tanto aos processos envolvidos no gerenciamento do ciclo de vida de um produto quanto à tecnologia e aos dados envolvidos em fazê-lo.

Para organizar as informações e os processos envolvidos no ciclo de vida de um produto, a maioria das organizações adota uma solução de PLM para fazer o seguinte:

Gerenciar documentos de projeto e processo
Construir e controlar registros de lista de materiais
Armazenar documentos em um repositório de arquivos eletrônicos
Organizar e rastrear metadados de peças e documentos integrados e personalizados
Identificar o conteúdo do material para conformidade ambiental
Permitir atribuições de tarefas com foco no item
Habilitar o fluxo de trabalho e o gerenciamento de processos para aprovar mudanças
Controlar o acesso seguro de vários usuários, incluindo assinaturas eletrônicas
Exportar dados para sistemas ERP downstream

Benefícios do PLM

O PLM ajuda as organizações a colocar produtos no mercado mais rapidamente, criar produtos de alta qualidade, melhorar a segurança do produto, aumentar as oportunidades de vendas e reduzir erros e desperdícios.

A Investopedia diz que os benefícios do PLM incluem:

Melhor qualidade e confiabilidade do produto
Custos de prototipagem reduzidos
Solicitações de cotação (RFQs) mais precisas e oportunas
Identificação rápida de oportunidades de vendas e contribuições de receita
Poupança através da reutilização de dados originais
Uma estrutura para otimização de produtos
Desperdício reduzido
Melhor capacidade de gerenciar flutuações sazonais
Previsão melhorada para reduzir os custos de material
Colaboração maximizada na cadeia de suprimentos

Ao simplificar, organizar e integrar dados, o PLM oferece aos fabricantes uma visão detalhada de cada produto. A Propel, fornecedora de soluções de PLM, diz que a metodologia e as soluções podem ajudar os fabricantes a maximizar a eficiência e a lucratividade em várias áreas:

Integração de projeto e fabricação: Os processos de produção usam uma variedade de aplicativos de software para projeto e fabricação. O PLM pode otimizar o processo de produção em tempo real.
Comercialização de produtos: O PLM fornece governança de dados, gerenciamento de documentos e processos, criando fluxos de trabalho unificados e colaborativos em toda a organização.
Ambientes virtuais que suportam operações globais: Um repositório central de gerenciamento de dados de produtos (PDM) integra todo o processo global, desde o conceito até o cliente.
Dados acessíveis: Todas as informações do produto estão disponíveis para cada departamento, melhorando a eficiência.

Fases de gerenciamento do ciclo de vida do produto

Embora o desenvolvimento de produtos possa ser descrito de várias maneiras, a SAP diz que o ciclo típico de desenvolvimento de produtos consiste em cinco fases.

Conceito e design: Esta é a fase de ideação na qual o produto é idealizado. Os requisitos de um produto são definidos nesta fase, com base em fatores como análise de concorrentes, lacunas no mercado ou necessidades do cliente.

Desenvolvimento: O projeto detalhado do produto ocorre nesta fase, incluindo os projetos das ferramentas necessárias. Inclui validação e análise do produto planejado, desenvolvimento de protótipos e pilotagem. Esse processo gera feedback sobre outros refinamentos necessários.

Produção e lançamento: Esta fase utiliza o feedback do piloto para criar uma versão do produto pronta para o mercado. Inclui o dimensionamento da produção, lançamento e distribuição para o mercado.

Serviço e suporte: Esta fase começa após o lançamento do produto e inclui todos os esforços de atendimento e suporte ao cliente.

Aposentadoria: Esta fase ocorre no final.

Software PLM

O software PLM ajuda as organizações a gerenciar as informações e os processos de um produto ou serviço em toda a cadeia de suprimentos, incluindo dados de itens, peças, produtos, documentos, requisitos, pedidos de alteração de engenharia e fluxos de trabalho de qualidade. Também permite que as equipes colaborem com parceiros e clientes. A Siemens define o software PLM como um sistema de gerenciamento de informações que integra dados, processos, sistemas de negócios e pessoas em uma empresa estendida. Aqui estão alguns dos principais fornecedores atuais de PLM, de acordo com a Software Testing Help:

Arena Solutions

A plataforma empresarial baseada em nuvem da Arena concentra-se em produtos unificados e processos de qualidade. Seus recursos incluem integração com ERP, gerenciamento de lista de materiais (BOM), colaboração de fornecedores, gerenciamento de conformidade e muito mais.

Autodesk Upchain e Fusion 360 Manage

O Upchain da Autodesk é um software de gerenciamento de dados de produtos e ciclo de vida de produtos baseado em nuvem voltado para pequenas e médias empresas com gerenciamento de fluxo de trabalho integrado e painéis de projetos. Ele foi projetado para sobrepor tecnologia legada existente, como CAD.

A Autodesk também oferece o Fusion 360 Manage, voltado para três setores: maquinário e produtos industriais, eletrônicos de consumo e alta tecnologia e fornecedores e componentes automotivos. Ele fornece acesso em tempo real aos dados do produto e os representa graficamente.

Oracle Fusion Cloud PLM

A plataforma Fusion Cloud PLM da Oracle aproveita analytics, IoT, IA e ML para fornecer recursos de gêmeos digitais e threads digitais.

Propel

O Propel é um sistema PLM baseado em nuvem projetado para ser fácil de personalizar e usar. Possui recursos de gerenciamento de qualidade, gerenciamento de mudanças, gerenciamento de requisitos, gerenciamento de BOM e gerenciamento de projetos.

PTC Windchill

O Windchill da PTC oferece um portfólio de aplicativos PDM e PLM avançados. Possui uma arquitetura aberta para facilitar a integração com outros sistemas corporativos, incluindo IoT.

SAP PLM

O aplicativo SAP PLM faz parte do SAP Business Suite. É mais conhecido pela facilidade de criação de BOM e integração com ERP.

Siemens Teamcenter

O software Teamcenter da Siemens é voltado para organizações de todos os tamanhos e é conhecido por seus recursos de gerenciamento de mudanças e integração CAD.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.