O que o low code e o no code podem fazer pelo seu time?

Low code pode ajudar desenvolvedores a criar aplicativos com mais rapidez e menor custo. Já o no code democratiza o desenvolvimento

Author Photo
5:50 pm - 11 de agosto de 2021

Escrever aplicativos do zero é um processo demorado que requer sérias habilidades de desenvolvimento, geralmente especializadas na plataforma de destino. Plataformas e ferramentas de desenvolvimento low code (e às vezes produtos no code) geralmente aceleram o processo de desenvolvimento, embora tenham suas próprias curvas de aprendizado.

Em geral, uma plataforma de desenvolvimento de low code oferece uma plataforma do tipo “arrastar e soltar”, módulos, formulários, processos, fluxos de trabalho, modelos de dados, integrações e uma ou mais linguagens de programação que você pode usar. A plataforma pode emitir uma especificação que um mecanismo usará para criar um aplicativo ou emitir um aplicativo executável. O aplicativo pode ou não interagir com o back-end da plataforma.

Existem vários paradigmas de design alternativos para aplicativos de low code – geradores, modelos e linguagens de design simples. Por exemplo, geradores que examinam seu banco de dados e geram formulários vinculados a dados ou grades para cada tabela de banco de dados podem ajudá-lo a começar muito rapidamente, desde que você possa editar os formulários gerados. Os modelos tendem a ser mais sofisticados, mas menos flexíveis. Alguns ambientes de design permitem que você comece com digitalizações de formulários em papel; outros permitem que você comece com uma imagem do Photoshop.

Os alvos para o desenvolvimento de low code são os mesmos dos aplicativos codificados manualmente: desktop, web e aplicativos móveis. Os aplicativos de desktop geralmente são para interfaces gráficas do Windows, macOS e Linux. Os aplicativos da web são executados em todos os navegadores (Chrome, Edge, Safari, Firefox e Opera) e precisam lidar com diferentes tamanhos de tela de forma responsiva. Os aplicativos móveis visam principalmente iOS e Android. Os aplicativos da web híbridos combinam um aplicativo de shell nativo com conteúdo da web.

Algumas plataformas de low code geram código nativo para você, de forma que a aparência, a sensação e a velocidade dos aplicativos que criam são muito semelhantes aos aplicativos codificados manualmente. Outros executam um intérprete, que às vezes pode ter problemas de desempenho, mas pode ser bom o suficiente para aplicativos que não são do consumidor.

Os acordos de licença variam amplamente entre os fornecedores de plataforma de desenvolvimento de low code. Alguns esquemas de preços podem tornar um produto inadequado para uso, por exemplo, taxas por usuário quando aplicadas a aplicativos de consumidor com públicos potencialmente muito grandes.

O que é desenvolvimento no code?

O desenvolvimento no code é essencialmente o desenvolvimento com low code, sem uma linguagem de programação que possa ser usada no produto. Os fornecedores às vezes criam interfaces gráficas de usuário elaboradas para substituir a capacidade de escrever fragmentos de código, mas tendem a ser estranhos e demorados.

As plataformas no code tendem a ser fáceis de usar no início do ciclo de desenvolvimento. Infelizmente, elas geralmente têm limites que trarão o desenvolvimento a uma paralisação posteriormente no processo. Os fornecedores às vezes contornam esse problema oferecendo um mercado de módulos que podem ser adicionados às suas integrações e ampliar seu escopo. Às vezes, eles oferecem um SDK para desenvolvedores profissionais que desejam escrever novos módulos.

Quem faz o desenvolvimento de baixo código?

Os fornecedores de low code falam sobre várias personas que usam seus produtos. Isso inclui “desenvolvedores cidadãos” ou “usuários avançados”, bem como analistas de negócios, administradores de banco de dados e programadores profissionais.

Para garantir o sucesso, uma equipe de desenvolvimento de low code precisa entender o negócio, conhecer a plataforma de desenvolvimento, entender o estado de TI existente (especialmente aplicativos e bancos de dados corporativos) e ter suporte de gerenciamento. Embora você possa ocasionalmente encontrar um único desenvolvedor com todas as habilidades necessárias, mais frequentemente você precisa de um grupo que possa trabalhar junto.

Os desenvolvedores cidadãos realmente existem?

O termo “desenvolvedores cidadãos” parece ter saído do mundo dos analistas de mercado e tem um passado difícil. Eu conheci alguns “desenvolvedores cidadãos”, então eles existem, mas o que descobri é que os bons aprendem rapidamente a codificar em um nível básico e se tornam fluentes no uso de suas ferramentas de low code. Outros “desenvolvedores cidadãos” aprendem apenas o que precisam sobre as ferramentas de baixo código que precisam usar para realizar seus trabalhos e deixam a codificação real para outros.

Quais são os benefícios do desenvolvimento de baixo código?

O desenvolvimento de low code geralmente reduz o tempo necessário para desenvolver aplicativos, reduz o custo de desenvolvimento de aplicativos e permite que funcionários menos qualificados contribuam para o desenvolvimento sem depender inteiramente de programadores e administradores de banco de dados. Os funcionários menos qualificados podem, na verdade, ser os que melhor entendem o negócio e o objetivo do aplicativo; “Menos habilidoso” aqui se refere ao seu nível de experiência em programação.

Quando você deve usar o desenvolvimento de low code?

Supondo que você tenha uma plataforma de low code razoavelmente licenciada que permite produzir aplicativos rapidamente, com todos os recursos e integrações de que precisa e desempenho aceitável, você deve usá-la sempre que puder. As únicas exceções seriam para aplicativos de consumidor em que o desempenho do tempo de execução é mais importante do que o tempo de comercialização e o custo de desenvolvimento.

No geral, as plataformas de desenvolvimento de low code podem fazer a diferença entre uma empresa com uma carteira de pedidos de vários anos para a produção de aplicativos e outra que pode produzir todo o software personalizado de que precisa. Considere o low code sua arma secreta.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.