O que é a Dark Web, o que tem lá e como acessá-la

Não é a mesma coisa que a Deep Web. Explicamos neste artigo tudo sobre esse local escondido - e extremamente perigoso - na internet

Author Photo
4:54 pm - 25 de março de 2020

A internet é um lugar muito, muito maior do que você provavelmente imagina. Você conhece o Facebook, Google, Netflix e Amazon e talvez milhões de outros sites que você pode acessar no seu navegador habitual.

Mas há mais do que isso: a Dark Web e a Deep Web aparecem em cantos muito mais sombrios. Você não verá nada disso nos resultados ao fazer uma pesquisa no Google. Então, o que exatamente pode ser encontrado nesses locais perigosos? Você deveria visitar a Dark Web ou a Deep Web?

Aqui está o que você precisa saber. E é sempre importante lembrar: este artigo tem por objetivo apenas informar do que se trata a Dark Web, e não incentivar nenhum usuário a acessá-la, nem praticar ações ilegais nesse reduto escondido – e bastante perigoso, diga-se de passagem – da internet.

O que é a Dark Web?

A Dark Web refere-se especificamente a sites que existem atrás de várias camadas de criptografia e não podem ser encontrados usando mecanismos de pesquisa tradicionais ou visitados usando navegadores da web tradicionais.

shutterstock 532748287

Quase todos os sites na chamada Dark Web ocultam sua identidade usando a ferramenta de criptografia Tor. Você pode conhecer o Tor por sua capacidade de ocultar sua identidade e atividade. Você pode usar o Tor para falsificar sua localização, para que pareça que você está em um país diferente de onde realmente está, exatamente como quando usa um serviço VPN.

Quando um site é executado no Tor, ele tem o mesmo efeito. De fato, ele multiplica o efeito. Para visitar um site na Dark Web que usa a criptografia Tor, você precisa usar o Tor. Assim como seu endereço IP é devolvido por várias camadas de criptografia para parecer estar em outro endereço IP na rede Tor, o mesmo ocorre com o site.

Simplificando: há muito mais sigilo do que o ato já secreto de usar o Tor para visitar um site na internet aberta – para ambas as partes. Assim, os sites na Dark Web podem ser visitados por qualquer pessoa, mas é muito difícil descobrir quem está por trás dos sites. E pode ser perigoso se você vacilar e sua identidade for descoberta.

O que tem na Dark Web?

Nem todos os sites da Dark Web usam o Tor. Alguns, como o Silk Road Reloaded, por exemplo, usam serviços semelhantes, como o I2P. Mas o princípio permanece o mesmo: o visitante precisa usar a mesma ferramenta de criptografia do site e – crucialmente – saber onde encontrar a página, para então digitar o URL e a visita. Exemplos infames de sites da Dark Web incluem o Silk Road e seus “filhos”, como o Dream Market. A Rota da Seda era um site para compra e venda de drogas recreativas e muito mais coisas assustadoras. Mas também existem usos legítimos para a Dark Web.

Pessoas que operam em sociedades totalitárias fechadas podem usar a Dark Web para se comunicar com o mundo exterior. E dadas as recentes revelações sobre espionagem do governo dos EUA e do Reino Unido, você pode achar sensato levar sua comunicação à Dark Web.

shutterstock 268150262

A Dark Web chegou às manchetes em agosto de 2015 (e muitas vezes desde então) depois que foi relatado que 10 GB de dados roubados de Ashley Madison, um site projetado para permitir que cônjuges entediados enganassem seus parceiros, foram lançados na Dark Web. Na época, os hackers roubaram os dados e ameaçaram divulgá-los na internet se o site não fechasse, e eles acabaram agindo nessa ameaça. Os cônjuges dos usuários de Ashley Madison receberam cartas de chantagem exigindo pagar US$ 2.5 mil em Bitcoin ou expor a infidelidade.

Em março de 2015, o governo do Reino Unido lançou uma unidade dedicada ao crime cibernético para combater a Dark Web, com um foco particular em reprimir crimes graves e pornografia infantil. A Agência Nacional de Crime (NCA) e a equipe de inteligência do Reino Unido GCHQ estão juntos criando a Célula de Operações Conjuntas (JOC).

Dark Web vs Deep Web

Embora todos esses termos tendam a ser usados ​​de forma intercambiável, eles não se referem exatamente à mesma coisa. É necessário um elemento de nuance. A Deep Web refere-se a todas as páginas da internet que os mecanismos de pesquisa não conseguem encontrar.

Assim, o Deep Web inclui a Dark Web, mas também inclui todos os bancos de dados do usuário, páginas de webmail, fóruns da web exigidos para registro e páginas atrás de paywalls. Há um grande número dessas páginas e a maioria existe por razões mundanas. Por exemplo, temos uma versão de teste desse mesmo site que está impedida de ser indexada pelos mecanismos de pesquisa, para que possamos verificar as histórias antes de colocá-las em funcionamento. Portanto, para cada página disponível publicamente no Tech Advisor (e existem literalmente milhões), existe outra na Deep Web.

shutterstock 1255176970

O sistema de gerenciamento de conteúdo no qual estou escrevendo este artigo está na Deep Web. Portanto, essa é outra página para todas as páginas que estão no site ativo. Enquanto isso, a intranet da empresa está oculta dos mecanismos de pesquisa e requer uma senha. Você pode navegar se souber o URL, mas ele não aparecerá em uma pesquisa no Google.

Usa uma conta bancária online? Os bits protegidos por senha estão na Deep Web. E quando você considera quantas páginas apenas uma conta do Gmail criará, entende o tamanho da Deep Web. Essa escala é a razão pela qual os jornais e as principais agências de notícias divulgam regularmente histórias assustadoras sobre 90% da internet que consiste na Dark Web. Eles estão confundindo a Dark Web geralmente desonesta com a Deep Web muito maior e geralmente mais benigna.

O que é a Dark Internet?

De maneira confusa, Dark Internet também é um termo usado para descrever outros exemplos de redes, bancos de dados ou mesmo sites que não podem ser acessados ​​pela internet. Nesse caso, por razões técnicas, ou porque as propriedades contêm informações de nicho que poucas pessoas desejam ou, em alguns casos, porque os dados são privados.

Uma regra básica é que, embora as frases “Dark Web” ou “Deep Web” sejam normalmente usadas por jornais para se referir a mundos secretos online perigosos, a “Dark Internet” é um local chato onde os cientistas armazenam dados brutos para pesquisa.

Como acessar a Dark Web

shutterstock 1147786496

Tecnicamente, não é um processo difícil. E não é ilegal navegar na Dark Web. Você simplesmente precisa instalar e usar o Tor. Vá para torproject.org e baixe o Tor Browser Bundle, que contém todas as ferramentas necessárias. Execute o arquivo baixado, escolha um local de extração, abra a pasta e clique em Iniciar o Navegador Tor. É isso aí.

O Painel de Controle Vidalia gerencia automaticamente a configuração aleatória da rede e, quando o Tor estiver pronto, o navegador será aberto. Basta fechá-lo novamente para desconectar-se da rede.

Dependendo do que você pretende fazer na Dark Web, alguns usuários recomendam colocar fita sobre a webcam do laptop para evitar olhares indiscretos para observá-lo. Um chapéu de papel alumínio também é uma opção. Se você está lendo na esperança de descobrir sobre arquivos torrent, consulte nosso guia separado sobre como usar sites de torrent no Reino Unido. O difícil é saber onde procurar na Dark Web. E como a maioria dos sites por lá é usada para fins ilegais, não vou oferecer recomendações. É nesse momento que deixo você para os próprios dispositivos e desejo boa sorte e navegação segura.

Um aviso antes de prosseguir: depois de acessar a Dark Web, você poderá acessar os sites aos quais os jornais se referem. Isso significa que você pode estar a um clique de distância de sites que vendem drogas, armas e coisas ainda piores. Além disso, há toda uma série de malwares que podem causar danos ao seu dispositivo e dados, portanto há inúmeros riscos. Além disso, os sites da Dark Web diminuem de tempos em tempos, devido à sua natureza sombria.

E preste atenção ao nosso aviso: este artigo pretende ser um guia para o que é a Dark Web, não um endosso ou incentivo para você começar acessar sites com comportamento ilegal ou imoral.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.