O que acontece quando você abre o código de tudo?

Muitas empresas adotaram modelo open core para aumentar receitas. Yugabyte encontrou recompensas maiores deixando o núcleo aberto para trás

Author Photo
10:45 am - 08 de janeiro de 2021

Na última década, muitas empresas começaram a investir mais em código aberto, mas optaram pelo licenciamento de software proprietário como forma de gerar receita. A Yugabyte, que fornece um banco de dados SQL distribuído de código aberto, fez exatamente o oposto. Tudo começou com uma combinação de open code e modelo proprietário e mudou para código 100% aberto no início de 2019.

Isso não foi feito para ser algo descolado. Havia uma “estratégia bem pensada” por trás disso, disse Karthik Ranganathan, cofundador da Yugabyte e CTO, que dependia de um insight importante sobre como os clientes avaliam o software. “Sentimos que as empresas se preocupam mais em tornar o banco de dados operacional e fazê-lo funcionar na produção e garantir que funcione muito bem”, disse Ranganathan, “em vez de apenas pagar para adquirir o software”.

Em outras palavras, o software era importante, mas não onde estava o valor atraente. Se um cliente não pode usar o software, ele não tem valor. O valor está em operacionalizar esse software para que o cliente possa ser produtivo com ele.

Para essa premissa, Yugabyte se inspirou na AWS e Aurora (operacionalizando PostgreSQL ou MySQL), bem como no MongoDB e seu serviço de banco de dados Atlas. Mas também tinha experiência direta: Plataforma Yugabyte. A plataforma Yugabyte permitiu que as empresas executassem um serviço de banco de dados Yugabyte autogerenciado onde quisessem, inclusive no local.

“Quando vimos como nossos clientes o estavam adotando, sentimos que a plataforma que faria com que esses clientes executassem de forma confiável o banco de dados em produção era realmente o mais valioso”, explicou Ranganathan.

A decisão foi tomada: tudo open code.

Aberto para negócios

Se você começar a dar o produto de graça, é natural presumir que as vendas irão diminuir. O oposto aconteceu. (Porque, como Ranganathan apontou, o produto não era o software, mas sim a operacionalização do software.) “Então, do lado comercial, não perdemos ninguém em nosso pipeline [e] aumentou nossa adoção como um louco”, ele disse.

Pedi a Ranganathan para dar alguns números do que significa esse “louco”. Bem, a empresa acompanha duas coisas de perto: a criação de clusters de Yugabyte (uma indicação de adoção) e a atividade em seu canal Slack da comunidade (o engajamento é uma indicação de uso de produção). No início de 2019, antes de a empresa abrir completamente, a Yugabyte tinha cerca de 6.000 clusters (e nenhum canal Slack). No final de 2019, a empresa tinha cerca de 64.000 clusters (um boom de 10x), com 650 pessoas no canal Slack. A equipe Yugabyte ficou feliz com os resultados.

A empresa esperava ver uma melhoria de 4x no crescimento do cluster em 2020. Em meados de dezembro, os clusters cresceram para quase 600.000. Quanto à atividade do Slack, eles estão agora em 2.200, com pessoas perguntando sobre casos de uso, solicitações de recursos e muito mais.

Para revisar: o open code de todo o código da Yugabyte resultou em nenhuma perda de receita e uma adoção dramaticamente melhor (levando a muito mais receita). Há muito o que gostar nesse modelo, e não se trata apenas de receita.

Fechando a porta no Open Core

Mencionei que a empresa começou com um modelo Open Core, combinando software proprietário e open source. Acontece que essa abordagem é complicada de ser aplicada de uma perspectiva legal e de engenharia, de acordo com Ranganathan:

“Não gostamos porque não era clean. Não foi bom. É uma grande barreira mental por parte do usuário porque ele não sabe quais [recursos] estão aonde. Ninguém tem tempo para examinar todos os arquivos e o lado jurídico fica complicado”.

“Para cada recurso, você deve debater para que lado ele vai [ou seja, Empresa ou Comunidade]. E o CI/CD para patches da comunidade chega a um cenário mais complicado. Como temos esse CI/CD sofisticado de um lado, agora o repetimos do outro? Repetimos isso para um subconjunto? Você apenas pega a coisa toda e a qualifica? Muitos impedimentos”.

Em contraste, Ranganathan continuou, uma abordagem 100% de open code foi “incrível”. Isso significa “é muito simples para a equipe publicar um documento de design para o que o banco de dados faz, e ele pode ser consumido por nossos usuários, e qualquer pessoa que tiver dúvidas sobre como os recursos funcionam, podem ir lê-lo, e eles sabem que está lá no banco de dados”. Isso é ótimo, disse ele, “porque não temos que impedir artificialmente os desenvolvedores de tentar resolver os problemas. … Eles podem executar sua prova de conceito. Eles nem precisam falar conosco”.

Alguns clientes optarão por não usar os serviços da Yugabyte, mas Ranganathan observou que isso geralmente significa que a carga de trabalho não é crítica para o cliente ou eles estão tão preocupados com o preço que disputar um contrato de serviço não faria sentido para o cliente ou para a Yugabyte.

Em outras palavras, o código aberto, juntamente com os serviços em nuvem, alinha os interesses da Yugabyte com os de seus clientes, em vez de criar um ambiente adversário onde restrições artificiais de licenciamento são usadas para obrigar o pagamento por coisas que o cliente pode não realmente valorizar.

Mas se a Yugabyte abre o código-fonte de tudo, os fornecedores de nuvem não irão eliminá-lo?

Competindo na nuvem

Essa foi a minha última pergunta, e eu tinha que perguntar. Quer dizer, sou parcial, certo? Eu trabalho para a AWS. Então perguntei diretamente a Ranganathan. Sua resposta: “Essa competição é exatamente o que torna o código aberto um trabalho atraente para as empresas. Caso contrário, você pode simplesmente continuar prendendo as pessoas”.

De acordo com Ranganathan, a dissonância entre o código aberto e os fornecedores de nuvem foi um pequeno ponto porque “a nuvem era uma tendência secular super-rápida e [os fornecedores de código aberto] demoraram a reagir a ela, levando as grandes nuvens públicas a capitalizar essa lacuna”. Ele prosseguiu sugerindo que a introdução de serviços de banco de dados em nuvem da Yugabyte e outros deve diminuir a necessidade (e capacidade) dos fornecedores de nuvem de criar alternativas atraentes.

A outra chave, que MongoDB, DataStax e outros implementaram bem é multicloud. Como Ranganathan pensa sobre isso, a Yugabyte pode oferecer o banco de dados como um serviço gerenciado … em qualquer lugar. “Se eles conseguem ou nós fazemos isso é apenas um detalhe”. A Yugabyte começou com seu produto Platform, mas logo estará lançando o Yugabyte Cloud, um serviço totalmente gerenciado. Isso dá aos clientes flexibilidade absoluta sobre como e onde desejam executar o banco de dados.

Tudo isso transforma os fornecedores de nuvem em parceiros e os clientes em aliados, não adversários. É um modelo que fez maravilhas para Yugabyte. Ele pode fazer o mesmo por você.

*Matt Asay é diretor na Amazon Web Services

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.