Mais lidas
1

Negócios

Gartner: mercado global de RPA atingirá US$ 2,9 bi em 2022

2

CIO

76% dos CIOs não confiam na própria organização para se defender contra roubo de dados

3

Notícias

Um terço dos brasileiros já foi vítima de fraude com cartão de crédito, diz IBM

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
CONTEÚDO ORIGINAL
Agora os conteúdos da CW estão no IT Forum! Para saber mais clique aqui
  • Home >  
  • Notícias >
  •  ComputerWorld

O que a história nos mostrou sobre o avanço tecnológico e por que o RPA não destrói empregos

Por Edgar Garcia*
14:08 pm - 03 de agosto de 2020
Adobe Stock

Frequentemente ouvimos a apreensão das pessoas sobre a ameaça de destruição de empregos que será provocada pela implantação do Robotic Process Automation (RPA) e da inteligência artificial (AI). 

Temos inúmeros exemplos na história em que a implantação da tecnologia não destruiu empregos. Como as novas tecnologias criadas durante a Revolução Industrial, que permitiram a migração de empregos de ocupações agrícolas para manufaturas e, em seguida, de manufaturas para empregos relacionados a serviços. Mas as pessoas podem estar preocupadas que desta vez seja diferente. 

De fato: como as novas tecnologias não vã destruir empregos se substituem humanos por soluções automatizadas? A resposta reside no simples fato de que, embora tais tecnologias automatizem alguns empregos, elas também criam novos. 

Outros tempos, mesmas preocupações

Devemos ter em mente que:  

  • Novas tecnologias criam novas necessidades e; 
  • Novas tecnologias aumentam a expectativa humana das necessidades existentes.  

Começando pelas novas necessidades, seria justo dizer que ninguém havia previsto, por exemplo, a importância das mídias sociais. No entanto, aqui estamos, com elas se tornando uma das tecnologias mais utilizadas: só o Facebook tem mais de 2,4 bilhões de usuários ativos.  

Como resultado, foram criadas posições de trabalho, como gerentes de mídia social. Poderíamos dizer o mesmo sobre o telefone, a televisão e inúmeras outras tecnologias que criaram necessidades e novas ocupações relacionadas para satisfazer essas novas necessidades. 

Vamos considerar agora o aumento da expectativa das necessidades existentes provocadas pelas novas tecnologias. Na década de 1980, uma necessidade existente era depositar e recuperar dinheiro da conta bancária de uma pessoa.

Essa necessidade foi atendida visitando uma agência bancária e negociando com um caixa bancário. Depois, veio o caixa eletrônico (ATM), que estava, basicamente, automatizando os trabalhos dos caixas bancários. 

Na época, havia uma grande preocupação de que os caixas perdessem seus empregos, mas o que realmente aconteceu é que a maioria dos caixas se tornou representante de atendimento ao cliente e prestou um serviço mais personalizado a seus clientes. Poucos empregos foram perdidos e os novos empregos proporcionaram melhores salários.  

Mais importante, porém, foram as expectativas dos clientes quanto à necessidade básica de depositar e recuperar dinheiro de sua conta bancária foram alteradas para sempre: após a disponibilidade dos caixas eletrônicos, espera-se que os clientes possam depositar ou recuperar dinheiro de sua conta a qualquer hora do dia, qualquer dia da semana e em qualquer local. 

Novos tempos, novas demandas

Como resultado do duplo fenômeno da criação de novas necessidades e do aumento das expectativas em relação às necessidades existentes, as novas tecnologias criam, continuamente, novos empregos. Para dar um exemplo mais recente, de acordo com o LinkedIn, as posições de cientista de dados nos Estados Unidos (EUA) aumentaram 650% entre 2012 e 2017. 

De acordo com uma pesquisa de 2017 do Massachusetts Institute of
Technology (MIT) e da Universidade de Boston, metade de todo o
crescimento de empregos nos EUA de 1980 a 2007 veio da criação e
expansão de novas categorias de empregos. 

Portanto, RPA e AI, por causa das palavras “robô” e “inteligência”, podem ter capturado a imaginação das pessoas mais do que as novas tecnologias anteriores e, como resultado, despertado mais apreensão.  

No entanto, como as novas tecnologias anteriores, o RPA e a AI criarão novas oportunidades de emprego, aliás, já estão criando e, evidentemente, a transição deve ser gerenciada com cuidado, a fim de minimizar o custo humano e oferecer novas oportunidades ao maior número de pessoas possível. 

*Edgar Garcia é diretor comercial da UiPath Brasil

Tags:
RPA
Brand Post por EXBIZ

Pesquisa: digitalização muda perfil de consumo de serviços financeiros

Estudo divulgado pela Akamai mostra um novo perfil de cliente, que busca experiências digitais mais completas

Em alta

Negócios

Gartner: mercado global de RPA atingirá US$ 2,9 bi em 2022
Em alta

CIO

76% dos CIOs não confiam na própria organização para se defender contra roubo de dados
Em alta

Notícias

Um terço dos brasileiros já foi vítima de fraude com cartão de crédito, diz IBM
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados