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O que a Geração Z e os Millennials querem de seus empregadores

Geração Z e Millennials não querem apenas melhores salários, mas como assistência médica mental e semanas de trabalho de quatro dias

Lucas Mearian, Computerworld
10:05 am - 26 de maio de 2022
Imagem: Reprodução/Shutter Stock

Com o desemprego no setor de tecnologia girando em torno de 2%, as empresas precisarão se esforçar para atender às preocupações dos novos contratados se quiserem atrair – e manter – os melhores talentos. Duas novas pesquisas mostram o que os trabalhadores mais jovens desejam e o que as empresas precisam fazer para navegar pela Grande Demissão e pelas mudanças no local de trabalho provocadas pela pandemia de Covid-19.

De acordo com as pesquisas, uma da consultoria de negócios Deloitte e outra da fabricante de software de gerenciamento de local de trabalho Robin Powered, os jovens trabalhadores adultos se sentem esgotados, enfrentam ansiedade financeira, estão aceitando segundos empregos e querem um trabalho mais objetivo – e flexível.

Ah, e eles querem que suas carreiras se alinhem com questões éticas pessoais e globais.

Robin Powered, Inc

“Eles estão esgotados – 58% da Geração Z estão atualmente com esgotamento”, disse Micah Remley, CEO da Robin. “E embora a compensação seja crítica, não ajudará a combater o estresse. Este grupo relata que tempo adicional de folga e recursos de saúde mental os ajudariam a gerenciar melhor [o estresse]”.

O apelido da Geração Z geralmente se aplica aos nascidos entre 1997 e 2012, o que significa que os membros mais velhos dessa coorte agora têm aproximadamente 25 anos. Em 2025, a Geração Z compreenderá cerca de 27% da força de trabalho global, de acordo com o Fórum Econômico Mundial (WEF), embora outros dados coloquem esse número ainda mais alto. (Os millennials representam cerca de 37% da força de trabalho hoje, de acordo com o WEF.)

Das duas pesquisas, a Deloitte se concentrou mais especificamente na Geração Z e nos trabalhadores da Geração Y e identificou que:

  • 46% da Geração Z e 45% dos Millennials se sentem esgotados devido à intensidade/exigências de seus ambientes de trabalho
  • 44% da Geração Z e 43% dos Millennials dizem que muitas pessoas deixaram recentemente sua organização devido à pressão da carga de trabalho
  • Quase metade da Geração Z (46%) e dos Millennials (47%) vive de salário em salário e se preocupam em não conseguir cobrir as despesas.
  • Mais de um quarto da Geração Z (26%) e dos Millennials (31%) teme que não consiga se aposentar confortavelmente.
  • Cerca de três quartos da Geração Z (72%) e dos Millennials (77%) concordam que a diferença entre as pessoas mais ricas e mais pobres em seu país está aumentando.

O custo de vida geral também foi apontado pela Geração Z (29%) e Millennials (36%) como principal preocupação.

“As preocupações com o custo de vida podem ser um sintoma dos tempos, dados os altos níveis de inflação, mas também falam de questões que essas gerações vêm expressando há anos: elas não se sentem financeiramente seguras pessoalmente e em um nível social mais amplo, eles estão profundamente preocupados com a desigualdade de riqueza”, disse a Deloitte em seu relatório.

Em meio a esse desconforto financeiro, muitos da Geração Z e Millennials estão redefinindo seus padrões de trabalho. Cerca de 43% da Geração Z e 33% dos Millennials têm um segundo emprego remunerado em meio período ou período integral, além do emprego principal.

A Deloitte também descobriu que uma porcentagem pequena, mas crescente, de trabalhadores está se mudando para cidades menos caras com empregos remotos – destacando a importância que eles dão a acordos de trabalho flexíveis.

“Esta parece ser uma tendência crescente – cerca de 15% da Geração Z e Millennials dizem que fizeram isso este ano, acima dos 9% dos entrevistados na pesquisa do ano passado que disseram que se mudaram [de forma] temporária ou permanente de uma grande cidade”, relatou a Deloitte.

Quando se trata de quando eles gostariam de trabalhar, 36% disseram que o formato tradicional, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira funciona para eles. Um número semelhante de entrevistados (28%) prefere uma semana de trabalho de quatro dias, enquanto 28% preferem horários de trabalho flexíveis além das 9h às 17h dentro da semana de trabalho de cinco dias.

“À medida que a Geração Z continua a entrar no mercado de trabalho, a flexibilidade continuará sendo o nome do jogo”, disse a Deloitte.

Há uma demanda clara por trabalho mais flexível: atualmente 49% da Geração Z e 45% dos Millennials trabalham remotamente pelo menos parte do tempo, enquanto três quartos dizem que o remoto seria seu modo preferido de trabalho.

Os dados da Robin refletem esse desejo de um local de trabalho híbrido ou flexível. Descobriu-se que 66% da Geração Z que trabalham no escritório em tempo integral desejam ser híbridos (46%) ou totalmente remotos (20%), enquanto mais de 73% dos que trabalham remotamente disseram que gostaram. A pesquisa também mostrou que se eles pudessem projetar o espaço de escritório “ideal”, a maioria dos trabalhadores da Geração Z gostaria de espaços de escritório definidos por paredes, não cubículos.

As empresas já estão ou estão se preparando para expandir o espaço colaborativo em seus prédios de escritórios para acomodar forças de trabalho híbridas que são mais transitórias.

As pesquisas da Deloitte e Robin mostram que a Geração Z e os Millennials querem um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal, melhores oportunidades de aprendizado e desenvolvimento, melhor suporte à saúde mental e bem-estar e um maior compromisso das empresas para causar um impacto social positivo.

“O tema recorrente com a Geração Z – além da peça de compensação – é o foco na flexibilidade no local de trabalho e na saúde mental. Esses são dois lugares em que vemos uma enorme divergência de outras gerações”, disse Remley. “Se falássemos com Boomers ou Geração X sobre benefícios de saúde mental, eles diriam que é da minha conta e não do meu empregador, enquanto a Geração Z está querendo assistência com saúde mental de seus empregadores”.

Os benefícios foram classificados como altos em ambas as pesquisas como motivos pelos quais os trabalhadores são atraídos e desejam permanecer em uma organização. No topo da lista: bons cuidados de saúde mental e benefícios de saúde em geral.

E os empregadores parecem estar progredindo quando se trata de priorizar a saúde mental e o bem-estar no local de trabalho, informou a Deloitte.

“Mais da metade concorda que o bem-estar e a saúde mental no local de trabalho se tornaram mais um foco para seus empregadores desde o início da pandemia. No entanto, há críticas mistas sobre se o aumento do foco está realmente tendo um impacto positivo”, afirmou o relatório da Deloitte.

Uma terceira pesquisa divulgada na quarta-feira pelo laboratório clínico Quest Diagnostics descobriu que as organizações estão trabalhando duro para atrair e reter talentos – mas a maioria dos funcionários ainda está pensando em uma mudança de empreego.

A Quest entrevistou 423 gerentes e executivos de benefícios de recursos humanos com autoridade para tomada de decisão (HREs) e 846 funcionários de escritório em empresas com pelo menos 100 funcionários. Descobriu-se que quase dois terços (66%) dos trabalhadores pesquisados estão pensando em mudar de emprego no próximo ano, tomaram medidas para fazê-lo ou iniciaram um novo emprego recentemente. Mais de 22% estão ativamente procurando um novo emprego.

A perspectiva de ganhar mais dinheiro é o principal motivador para 55% dos funcionários pesquisados que estão de olho em uma mudança de emprego – seguido por melhores benefícios em geral, incluindo benefícios de saúde e equilíbrio entre vida profissional e pessoal, de acordo com a Quest.

Não surpreendentemente, a importância da remuneração foi refletida nas outras pesquisas. Robin, por exemplo, descobriu que 44% dos trabalhadores da Geração Z permaneceriam em um emprego em que não estivessem felizes – desde que o salário fosse bom. Por outro lado, 47% indicaram que escolheriam a felicidade ao invés do dinheiro.

Na verdade, a Deloitte descobriu que a remuneração foi a principal razão pela qual a Geração Z e os Millennials deixaram um cargo nos últimos dois anos, uma tendência que não passa despercebida pelas empresas de tecnologia que estão aumentando a remuneração para reter talentos. Ao escolher um novo empregador, no entanto, um bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal e oportunidades de aprendizado e desenvolvimento foram as principais prioridades.

Robin descobriu que 39% dos funcionários da Geração Z querem começar uma família e 49% querem comprar uma casa nos próximos cinco anos, “então não é surpresa que eles sejam tão motivados por remuneração”, disse Remley, da Robin.

Para as empresas que tentam decidir como manter os funcionários felizes, os aumentos salariais – especificamente, mais de 10% – ajudaram a reter funcionários que estavam pensando em deixar o emprego. “Dado que a maioria dos entrevistados ganha menos de US$ 40 mil, os empregadores devem considerar um aumento salarial de US$ 4.000 a US$ 8.000 para reter os talentos da Geração Z”, disse Remley.

A Geração Z e os Millennials também estão pressionando seus empregadores a combater as mudanças climáticas, principalmente quando se trata de esforços em que podem se envolver diretamente. Mas as empresas ainda podem estar perdendo oportunidades de impulsionar uma ação climática mais ampla, descobriram as pesquisas.

O alinhamento com os valores dos trabalhadores é fundamental para os empregadores que desejam atrair e reter jovens talentos. Quase dois em cada cinco entrevistados pela Deloitte disseram que rejeitaram um trabalho ou atribuição porque não combinava com seus valores. Enquanto isso, aqueles que estão satisfeitos com o impacto social e ambiental de seus empregadores e os esforços corporativos para criar uma cultura diversificada e inclusiva têm maior probabilidade de querer permanecer com seu empregador por mais de cinco anos.

“Se você olhar para as gerações anteriores, eles não tiveram a oportunidade de pedir essas coisas”, disse Remley, da Robin. “A Geração Z está amadurecendo agora em tempos de uma economia muito robusta, onde o poder foi transferido para os funcionários. Eles querem o básico, e muitos deles, mas além disso, o que você está vendo é que eles não têm medo de pedir outros benefícios, como uma semana de trabalho de quatro dias. Eles estão entrando no mercado de trabalho no momento em que, devido às restrições de talentos no mercado, podem pedir muito e obtê-lo”.

A Deloitte reuniu suas respostas de 14.808 trabalhadores da Geração Z e 8.412 Millennials de 46 países da América do Norte, América Latina, Europa Ocidental, Europa Oriental, Oriente Médio, África e Ásia-Pacífico. Os entrevistados da Geração Z tinham idades entre 19 e 27 anos; os entrevistados da Geração Y (Millenials) tinham entre 28 e 39 anos. (Robin entrevistou 600 trabalhadores de 18 a 25 anos nos EUA.)

A pesquisa da Deloitte ocorreu entre novembro de 2021 e janeiro de 2022, com entrevistas subsequentes em abril de 2022.

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