O imperativo do bem-estar do funcionário

Aqueles que projetam o bem-estar nas empresas devem focar em três pilares da experiência do funcionário: cultura, espaço digital e espaço físico

Author Photo
1:01 pm - 24 de março de 2021

Você se lembra de quando a conversa sobre bem-estar corporativo girava em torno das ofertas de academias de ginástica, lanches saudáveis ​​e até mesmo um jardim na cobertura? Bem, tudo isso mudou

Hoje, as empresas estão se concentrando não apenas em apoiar a saúde física de seus funcionários, mas também a mental. Eles veem o alto preço que a ansiedade, a angústia, a frustação e o estresse gerados pela pandemia estão cobrando e reconhecem a necessidade de apoiá-los de uma forma mais inteira e holística.

O bem-estar não é bom apenas aos funcionários, mas sim vantajoso às empresas também. E aqueles que projetam esse bem-estar nos três pilares principais da experiência do funcionário – cultura, espaço digital e espaço físico – saem na frente e levam vantagem nos negócios.

Deixe claro que não estar bem é normal

Não importa quantos programas de bem-estar você oferece se sua cultura não o apoiar. As iniciativas de bem-estar funcionam melhor em organizações que têm uma base sólida de respeito, confiança, colaboração, carinho e empatia, em que os profissionais conseguem se apoiar.

  • As pessoas precisam se sentir seguras, dedicando um tempo para cuidar de si mesmas e pedir ajuda – especialmente quando se trata de saúde mental. Alguns pontos são fundamentais:
  • Ofereça e faça com que os líderes promovam programas de saúde mental e atenção plena, como aconselhamento, grupos de meditação e treinamento para gerenciamento de estresse.
  • Incentive os gerentes a apoiarem os membros da equipe que participam de programas de bem-estar.
  • Convide os líderes a falar de forma aberta e transparente sobre suas próprias lutas e como as administram.

Dessa forma, um funcionário se sentirá confortável em dizer que vai meditar ou fazer terapia com a mesma naturalidade que dizem ir ao dentista.

Foco no bem-estar digital

Com tantos funcionários trabalhando em casa, a maioria das interações agora é virtual. Logo, o espaço de trabalho digital nunca foi tão importante para essa experiência.

A forma como usamos e interagimos com a tecnologia no trabalho é provavelmente tão, senão mais, importante para nosso bem-estar do que os recursos projetados para o bem-estar geral. Se os funcionários estão distraídos e sobrecarregados pelas demandas que chegam por meio do uso e acesso a muitas aplicações todos os dias, é improvável que eles mantenham o foco e a criatividade de que precisam para uma sensação positiva na execução do trabalho. Se eles tiverem uma tecnologia ágil e intuitiva se sentirão menos estressados ​​com medo de perder algo importante ou de ter que lembrar de mais uma senha.

Crie o espaço para ter sucesso

Com espaços de trabalho digitais, as empresas podem fornecer uma experiência segura, confiável e consistente que remove as distrações, permitindo que os funcionários se concentrem, inovem e criem. E eles podem até mesmo integrar o bem-estar em suas atividades, aproveitando os recursos que permitem que eles conduzam tarefas vitais associadas ao bem-estar, como:

  • Realização de pesquisas laborais rápidas para rastrear e melhorar a satisfação do funcionário.
  • Compartilhar notícias positivas para melhorar o ambiente e elevar o astral.
  • Reconhecer e elogiar colegas e suas realizações para promover engajamento e coletividade.
  • Apresentar conteúdo relevante e perguntas frequentes para apoiar os funcionários e capacitá-los para um bom desempenho em todas as frentes – física, mental, financeira, espiritual e emocional.

Todos nós estamos enfrentando desafios da pandemia de maneiras diferentes. Mas uma coisa é universal: quando as pessoas experimentam um estado de bem-estar no trabalho, elas podem desbloquear seu potencial, trabalhar com propósito e criatividade, gerenciar com sucesso o estresse diário e fazer contribuições significativas para o sucesso de toda a organização.

*Donna Kimmel é vice-presidente executiva e Chief People Officer da Citrix

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.