O impacto da IA nas Fintechs

As fintechs devem se aproveitar mais da IA do que os grandes players porque podem fazer mais testes, errar mais, trabalhar em escalas menores

Author Photo
11:00 am - 28 de março de 2024
impacto, ia, fintechs Imagem: Shutterstock

Para escrever sobre o impacto da IA nas fintechs, é preciso fazer uma análise 360 do mercado financeiro. O mercado financeiro de hoje não é o mesmo de dois anos atrás, quando o tema da IA começou a ser discutido com mais ênfase.

o seria possível resumir em um artigo como este todas as mudanças que vivenciamos e as que estão ocorrendo exatamente agora Pretendo me concentrar principalmente nos serviços de tecnologia que podem ser impulsionados pela IA e que estão mais próximos da órbita dafintechs do que dos grandes players.

Leia mais: Multas de US$ 5,8 bi atingem fintechs e empresas de criptoativos em 2023 

As fintechs devem se aproveitar mais da IA do que os grandes players porque podem fazer mais testes, errar mais, trabalhar em escalas menores e com menos burocracia. Desde chatbots que oferecem assistência ao cliente 24/7 até algoritmos que detectam fraudes em tempo real, a IA está no centro da inovação nas fintechs. Vejo muitas delas evoluindo seus produtos, muito rápido.

Nesse sentido, as fintechs conseguirão desenvolver soluções mais rápidas e mais baratas porque se apropriarão de ferramentas que podem trazer mais produtividade. Temos aí o Devin, o primeiro engenheiro de software 100% em IA, que poderá revolucionar o desenvolvimento de software.

A personalização é um dos maiores benefícios que a IA oferece ao setor financeiro. Por meio da análise de dados, as fintechs podem oferecer produtos e serviços sob medida para as necessidades e preferências de cada cliente, melhorando significativamente a experiência do usuário.

Essa personalização vai além do marketing direcionado, influenciando a oferta de produtos financeiros e aconselhamento. Além disso, a capacidade da IA de processar e analisar grandes volumes de dados possibilita o surgimento de novos produtos financeiros e modelos de negócios.

As fintechs que decidirem explorar os serviços preditivos estarão mais expostas às complexidades dos dados e de desenvolvimento de algoritmos mas também a margens de resultado significativamente maiores que produtos de IA simples.

A aceleração do próprio consumidor de mercado financeiro também impactará as fintechs, que precisarão repensar alguns produtos financeiros criados Estou confiante de que muitos produtos financeiros precisarão passar por um redesign à medida que a própria IA influencia seus clientes.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Tags:
Author Photo
Wilian Domingues

Professor de MBA USP ESALQ.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.