O guia do CIO para dominar as tendências de TI

Monitorar as tendências de TI não é uma tarefa trivial. Afinal, o dilúvio é considerável

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4:30 pm - 04 de agosto de 2022

Todos os dias, os conhecedores de TI de telha única publicam em blogs, tweets e podcasts seus pensamentos sobre o futuro da TI. Toda semana, os fornecedores – o lado da oferta da comunidade de tecnologia – lançam whitepapers e previsões sobre onde eles pensam (ou esperam que você pense) que a tecnologia está indo. Todo mês, consultorias, empresas de pesquisa, a imprensa – o lado de serviços da comunidade de tecnologia – ajustam e ampliam as previsões anuais de tecnologia. A cada trimestre, agências governamentais, think tanks, centros acadêmicos – o lado administrativo/regulatório – publicam peças de liderança de pensamento sobre o que vem a seguir. Todos os anos, associações comerciais e empresas de capital de risco publicam relatórios detalhando como as tendências tecnológicas afetarão indústrias, produtos, questões e/ou disciplinas específicas.

Estamos inundados de suposições sobre a mudança tecnológica.

Diante de tal incêndio, o que os líderes de TI devem fazer em relação às tendências de TI? É inconcebível ficar no topo de todos eles. E, no entanto, manter-se informado – e idealmente, à frente – das tendências de TI é uma faceta fundamental da liderança de TI na era atual de rápidas disrupções.

A melhor maneira de os CIOs abordarem o mar de prognóstico de tecnologia que consome a comunidade de TI é reconhecer – e aperfeiçoar – os quatro papéis principais que os líderes de TI devem desempenhar para manter suas organizações informadas e atualizadas sobre as últimas discussões e debates sobre as tendências de TI .

CIO como coletor de tendências

Os CIOs, em primeiro lugar, devem coletar e dar significado à avalanche informacional de tendências de TI. A análise de tendências antiquada estava observando o torpedo enquanto ele se aproximava de você. Os CIOs de hoje devem agir de forma proativa e profilática para garantir que sua organização esteja se concentrando nas tendências certas, da maneira certa, na hora certa.

CIO como comunicador de tendências

Em seu trabalho sobre previsão tecnológica, James Brian Quinn sugeriu que a previsão de tendências tecnológicas deveria se tornar uma parte diária do processo de entrada de informações executivas, assim como previsões econômicas, previsões de mercado, previsões financeiras e previsões do tempo.

Em nossa era digital, na qual as tendências tecnológicas criam oportunidades e podem mudar materialmente as circunstâncias competitivas, acredito que os CIOs precisam formalizar o processo de comunicação de tendências de TI – bem como o President’s Daily Brief [um documento altamente confidencial produzido e entregue ao presidente dos Estados Unidos todas as manhãs]. O CEO e seus subordinados diretos devem receber um briefing nítido, adequado e programado regularmente sobre as principais tendências de TI.

No nível do conselho, é concebível que as tendências de TI sejam discutidas em todas as reuniões – prestando atenção especial ao posicionamento e ao impacto nos relacionamentos com os clientes-chave.

Ao preparar o IT Trends Briefing, os CIOs devem enfatizar a relação e o impacto sobre os objetivos organizacionais e as motivações humanas.

CIO como legista de tendências

As organizações podem superalocar, sublocar e alocar incorretamente recursos para a análise de tendências de TI. Os CIOs precisam equilibrar o entusiasmo do FOMO (ou seja, medo de perder algo) com realidades de “paralisia por análise” e relevância estratégica. Na corrida às pontocom, lembro-me de um desenho animado com a legenda: “Precisamos repensar nossa estratégia de esperar que a internet simplesmente desapareça”.

Dito isso, grande parte do valor agregado do CIO no espaço de tendências de TI é decidir quais tendências não exigem atenção ou recursos imediatos. O CIO atua como um legista de tendências detalhando “causa da morte” e “hora da morte” – ou seja, por que uma determinada tendência não precisa ser seguida neste momento.

O que é fascinante na TI é que uma tendência que está “morta” para uma organização pode ser fundamental para a sobrevivência de outra, geralmente em um setor diferente. Por exemplo, nos próximos cinco anos, muitas organizações não precisarão se mover agressivamente em veículos não tripulados. O Departamento de Defesa, no entanto, já possui mais de 20.000 veículos aéreos não tripulados (UAVs) em estoque operacional.

CIO como criador de tendências

Muitos em nosso setor veem as tendências de TI como variáveis exógenas – bolas de bilhar que se aproximam de nós “de fora” da empresa. Na realidade, as tendências de TI refletem os desejos, necessidades e sonhos dos profissionais de TI de vanguarda.

Em seu tratado magistral sobre 500 anos de mudança tecnológica, ‘Leonardo: Technology & Culture From the Renaissance to the Present’, Thomas Misa argumenta que os atores históricos desempenharam um papel importante na “escolha e mudança de tecnologias em um esforço para criar ou sustentar sua visão do futuro”. Misa está nos dizendo que somos a fonte definitiva de tendências de TI.

Em seu provocativo e convincente livro ‘Homo Prospectus’, Dr. Martin E.P. Seligman, Professor de Psicologia da Universidade da Pensilvânia, e Peter Railton, Professor de Filosofia da Universidade de Michigan, argumentam que o nome dado à espécie humana está errado. Não somos realmente homo sapiens (ou seja, sábios) ou homo habilus (ou seja, práticos). O que realmente somos é o homo prospectus — uma espécie capaz de contemplar o futuro e considerar as perspectivas de futuros alternativos.

Os CIOs têm uma escolha. Eles podem ser mestres de tendências ou vítimas de tendências. Para serem mestres de tendências, eles devem estimular a empresa a pensar criativamente sobre o futuro que desejam habitar e fornecer as ferramentas para que isso aconteça.

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