Notícias

Nvidia Enterprise lança solução para síntese de voz “expressiva”

A Nvidia Enterprise, divisão de soluções para desenvolvedores e criadores de conteúdo, anunciou nesta terça-feira (31), durante o Interspeech 2021, uma nova ferramenta para síntese “expressiva” de voz humana, que busca aproximar vozes geradas via inteligência artificial de vozes naturais.

Otimizadas para funcionar com eficiência em GPUs da Nvidia, as ferramentas de IA conversacional de última geração da companhia estão disponíveis no kit de ferramentas Nvidia NeMo, de código aberto, disponível no NGC.

Com a solução, a Nvidia promete transformar falas sintetizadas em tom monótono, características de ligações automáticas ou dos primeiros sistemas de navegação GPS, em vozes com tom profissional de assistentes virtuais em smartphones e speakers inteligentes. Segundo a Nvidia, a ferramenta leva em consideração elementos como ritmo, entonação e timbre para gerar vozes sintéticas.

A interface permite, por exemplo, que um produtor de vídeo grave a si mesmo lendo o roteiro e, em seguida, use o modelo de IA para converter sua fala em uma fala de outro narrador sintético. Usando essa narração básica, o produtor pode, então, dirigir a IA como um ator de voz, ajustando a fala sintetizada para enfatizar palavras específicas e modificando o ritmo da narração para expressar melhor o tom do vídeo.

Os recursos do modelo de inteligência artificial vão além do trabalho de locução: a conversão de texto em voz pode ser usada em games, para ajudar pessoas com deficiências vocais ou até mesmo para ajudar os usuários a traduzir outros idiomas em sua própria voz. É possível até recriar as performances de cantores, combinando não apenas a melodia de uma música, mas também a expressão emocional por trás dos vocais.

Segundo a Nvidia, a equipe de criação interna da divisão Enterprise já está utilizando a tecnologia para produzir narração emotiva para uma série de vídeos sobre o poder da IA. A solução também estará disponível para desenvolvedores brasileiros.

“Essa novidade traz diversos benefícios para a inteligência artificial como um todo. Cada vez mais podemos ver a importância de uma tecnologia personalizada e com as soluções da divisão Nvidia Enterprise isso é possível, com aplicabilidade em diversos setores”, disse Marcio Aguiar, diretor da Nvidia Enterprise para América Latina.

Recent Posts

Cristina Cestari: ‘É difícil ter uma área de inovação bem-sucedida em empresas que têm carga da cultura do erro’

Uma CIO da indústria automobilística e um CIO da área de saúde se reúnem em…

3 horas ago

NETmundial+10 termina defendendo multissetorialismo de governança digital

Durante o NETmundial+10, evento global que aprofunda discussões sobre a governança do mundo digital organizado…

5 horas ago

“As questões ambientais e sociais devem permear todas as decisões da empresa”, diz Malu Paiva, da Vale

A sustentabilidade deve estar presente em todas as áreas. Essa foi a fala de abertura…

5 horas ago

Para 70% dos brasileiros, aquecimento global pode ser ‘problema maior’

Um estudo da VisualGPS, plataforma de pesquisa da Getty Images, descobriu que três em cada…

7 horas ago

Itaú Unibanco adota solução para combater golpe da falsa central telefônica

O Itaú Unibanco anunciou a implementação de uma funcionalidade projetada para interromper chamadas de falsa…

7 horas ago

Como pedir budget de TI em empresas nacionais e globais?

Mais da metade (55%) dos líderes de TI classificam sua hierarquia na empresa como equivalente…

8 horas ago