Novos agentes de mudanças em empresas líderes globais

Desenvolvedores são colocados por grandes empresas no papel de agentes de mudança, transformando dados e insights em soluções mais acessíveis

Author Photo
9:31 am - 05 de julho de 2022
desenvolvedores

Conversando com CEOs, CIOs e executivos de diferentes áreas de negócios de empresas em todo o mundo, percebi que, hoje, há um abismo crescente na economia global. Aqui, me refiro a uma comparação entre companhias que são geridas com uma cultura de dados para tomar suas decisões de negócios e outras com uma gestão mais convencional.

Aquelas que são orientadas a dados entendem o grande valor que o uso de análises de informações oferecem para a tomada de decisões mais assertivas a partir de insights e conclusões geradas por cruzamento de dados. 

Nessas empresas, as informações não são simplesmente capturadas para relatórios pós-ação, elas são constantemente usadas para otimizar as próximas etapas e estratégias futuras. Sem dúvida, a orientação por dados é um diferencial das companhias líderes. 

Além disso, ao conversar com muitos executivos dessas empresas, descobri um ponto em comum entre algumas delas: a capacitação de desenvolvedores para criar aplicações a partir dos dados do negócio. 

Diante dessa mentalidade orientada por dados, nessas grandes empresas, os desenvolvedores são colocados na frente e no centro de suas respectivas organizações para atuarem como agentes de mudança, tecendo informações em ação para milhares de colegas, construindo soluções ricas em insights, orientadas para a ação e acessíveis a qualquer pessoa.

E você quer saber algo que me surpreendeu? Se você pensa que os desenvolvedores de vários líderes de mercado são apenas tecnólogos, está enganado(a). A chegada do desenvolvimento de aplicativos low-code/no-code (pouca ou nenhuma necessidade de programação) mudou o jogo, oferecendo aos especialistas em negócios formas mais simples para desenvolver aplicativos corporativos de alto impacto.

Algumas organizações bem-sucedidas nos últimos anos alavancaram suas análises de informações do negócio como um diferencial estratégico, usando os dados para proteger e capacitar seus funcionários em meio a um mercado volátil por conta da pandemia e da economia global.

Todos nos lembramos do que aconteceu nos primeiros meses da pandemia. Lojas, escolas, restaurantes e vários estabelecimentos de serviços foram fechados, indústrias paralisaram suas operações… Enfim, todos estavam com medo. 

Me lembro muito bem que havia uma preocupação (legítima) de que as cadeias de suprimentos fossem afetadas gerando uma certa insegurança com uma eventual falta de abastecimento de alimentos e remédios.

Pois, bem. Preocupada com esse cenário, uma importante empresa varejista que atende a milhões de clientes no Reino Unido, desafiou seus desenvolvedores para criar algo que aprimorasse sua gestão de abastecimento.

Em apenas uma semana, eles criaram um aplicativo que demorou cerca de 15 dias para ser totalmente testado e implantado em mais de mil lojas.

O que exatamente esse aplicativo fez? Com uma força de trabalho imprevisível devido às recomendações de quarentena, o app permitiu que a empresa destacasse equipes às lojas com base nos recursos disponíveis, redirecionando pessoas e produtos para locais de alto tráfego que exigiam estoque ou assistência adicional. Isso ajudou a manter as prateleiras abastecidas com alimentos, remédios e outros produtos que seus clientes precisavam durante um período especialmente difícil.

Este é apenas um exemplo do que pode dar certo.  Os desenvolvedores podem usar dados do negócio para criar ferramentas que recriam novas realidades e experiências para milhares de outras pessoas, mais rápido do que nunca. 

Portanto, mais do que simplesmente criar sistemas e aplicações, as empresas líderes estão usando seu time de desenvolvedores como agentes de mudança. E isso não é só uma tendência, já é realidade.

* Luis Lombardi, diretor geral da MicroStrategy para a América Latina

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.