Novo sistema elimina papel nas operações de comércio exterior

Author Photo
11:55 am - 02 de janeiro de 2015
Novo sistema elimina papel nas operações de comércio exterior
Com o módulo ‘Anexação de Documentos Digitalizados’, liberado pelo sistema Visão Integrada, o programa Portal Único de Comércio Exterior inicia a eliminação progressiva do uso do papel nas operações de comércio exterior

Com a novidade, operadores de comércio exterior poderão entregar documentos sem ser necessário deslocamento aos órgãos públicos. 

A anexação será possível para quase a totalidade dos processos administrados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e entrará em projeto piloto para unidades da Receita Federal do Brasil (RFB), com expansão gradativa até alcançar todas em 27 de fevereiro. 

Nas próximas etapas do projeto, os demais órgãos intervenientes passarão a adotar gradualmente o módulo de anexação eletrônica. 
Responsáveis e representantes legais poderão anexar e compartilhar documentos com os órgãos de interesse, sendo possível a vinculação deles a processos de trabalho existentes no Siscomex. 

Também será possível aos órgãos públicos anexar documentos quando necessário. O módulo permanecerá em desenvolvimento, com previsão de adição de novas funcionalidades. 
O programa Portal Único de Comércio Exterior é gerido em parceria entre a Secex/MDIC e a Receita Federal do Brasil/Ministério da Fazenda.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.