Novo sistema de inteligência artificial do Google responde questões sobre TI

Author Photo
11:11 am - 25 de junho de 2015
Novo sistema de inteligência artificial do Google responde questões sobre TI
Está com problemas em seu computador no trabalho? Um robô poderia responder a sua próxima chamada para o suporte técnico, graças a uma nova pesquisa de inteligência artificial do Google. A empresa ensinou computadores a responder temas relacionados às tarefas do help desk e também sobre questões filosóficas da vida

Ao contrário dos tradicionais “chatbots”, o sistema do Google é construído sem respostas codificadas a mão ou suposições sobre o mundo, e em vez disso, ele aprende a modelar a linguagem e a conversação com base em exemplos vistos em documentações empresariais ou públicas. 

A pesquisa indica que mesmo que o modelo tenha limitações óbvias, foi surpreendente para a empresa que uma abordagem puramente orientada a dados, sem quaisquer regras, pudesse produzir respostas bastante adequadas para muitos tipos de perguntas.

O sistema pode responder a perguntas e iniciar conversas complexas com as pessoas. Nos testes, ele foi capaz de ajudar os usuários a diagnosticar e corrigir problemas no computador, incluindo problemas no navegador e redefinições de senha. A tecnologia de inteligência artificial do Google também ensinou como responder questões sobre a moralidade e filosofia, como ‘qual é o propósito da vida’. As respostas eram coerentes o suficiente para fazer as pessoas refletires. 

A máquina é capaz de fazer isso porque foi projetada para chegar a uma resposta adequada com base no contexto. Ele se baseia em uma rede neural, que imita algumas das características de detecção de neocortex do cérebro humano, juntamente com um componente de memória de longo prazo para ajudar a construir uma compreensão do contexto.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.