Novo botnet de IoT ataca mais de mil modelos de câmeras IP

Author Photo
6:31 pm - 12 de maio de 2017

O Persirai, novo botnet de internet das coisas (IoT, na sigla em inglês), atacou mais de mil modelos de Câmeras Internet Protocol (IP) com base em vários produtos de uma fabricante chinesa

Segundo a Trend Micro, que identificou o botnet como ELF_PERSIRAI.A, aproximadamente 120 mil câmeras IP estão vulneráveis ao ELF_PERSIRAI via Shodan. Boa parte desses usuários vulneráveis não sabem que suas câmeras IP estão expostas à Internet.

O surgimento desse botnet ocorreu logo após o Mirai – malware de backdoor com código aberto que causou alguns dos ataques de Serviço Negado (DDoS) mais notáveis de 2016.

Isso faz com que seja significativamente mais fácil que os atacantes obtenham acesso à interface online da câmera IP por meio da Entrada TCP 81. O Brasil foi mapeado como um dos países em que 3,43 % das câmeras atacadas estão em uso.

Conclusão e Mitigação
A IoT passou a ganhar impulso entre os usuários comuns. Por isso os cibercriminosos podem começar a optar por deixar de lado servidores NTP (Network Time Protocol) e DNS (Domain Name System) e preferir ataques de DDoS, concentrando-se em dispositivos vulneráveis — um problema agravado pelos usuários que usam poucas medidas de segurança.

Boa parte desses ataques foi causado pelo uso da senha padrão na interface do dispositivo. No entanto, uma senha forte não garante que o dispositivo permaneça seguro. Proprietários de câmera IP devem implementar outras medidas para garantir que seus dispositivos fiquem protegidos contra ataques externos. Além de usar uma senha forte, os usuários também devem desativar a UPnP em seus roteadores para impedir a abertura de entradas de Internet externas sem qualquer aviso de dispositivos dentro da rede.

A segurança da IoT não depende só dos usuários — também dependem dos fornecedores, que devem ser os responsáveis por garantir que seus dispositivos permaneçam seguros e sempre atualizados.

Trend Micro

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.