Nove em dez empreendedores de e-commerce se sentem despreparados para o futuro

Segundo pesquisa da Nuvemshop, aqueles que se sentem prontos adotam tecnologias para otimizar vendas e logística

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1:55 pm - 28 de abril de 2022

A maioria dos empreendedores de lojas virtuais no Brasil não se sente preparado para um futuro cada vez mais digital. Segundo estudo realizado pela Nuvemshop, plataforma de e-commerce, em parceria com o portal E-commerce Brasil, apenas 11% dos empreendedores entrevistados se sentem preparados digitalmente.

Aqueles que afirmam estar mais aptos para o mercado digital, em média, conhecem 60% das tecnologias e modelos de vendas citados na pesquisa – como suporte automatizado e reconhecimento facial, para desenvolver e modernizar suas lojas online. Entretanto, apenas 20% utilizam dessas tecnologias nos seus negócios.

Por outro lado, as pessoas não-preparadas conhecem bem menos tecnologias, somente 32% das mapeadas, e apenas 8% delas são aplicadas no cotidiano. A tendência é que, quanto maior o conhecimento desses empreendedores em relação às novidades e tecnologias para vendas online, mais preparados eles costumam se sentir para o futuro.

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“Mesmo com diferenças entre os empreendedores no que diz respeito à confiança no futuro, a capacitação tecnológica já é um fator catalisador para a modernização das estratégias de negócios. Sem dúvidas, mesmo diante de desafios que já são parte da jornada empreendedora, o futuro para os empreendedores que buscam e aderem às inovações será promissor”, comenta Luiz Natal, especialista em e-commerce e gerente de desenvolvimento de plataforma da Nuvemshop.

Entre as tecnologias e estratégias do e-commerce mais conhecidas pelas PMEs estão Venda direta pelas redes sociais (92%); Uso de aplicativos (84%); Vendas B2B (84%) e Logística reversa (78%). Já as mais utilizadas atualmente são ferramentas para compras diretas em redes sociais (64%).

Segundo análise do estudo, entre as oportunidades conhecidas, porém ainda pouco utilizadas, a principal é o live commerce, modalidade que combina transmissões de vídeo ao vivo com vendas de produtos, muitas vezes com a participação de influenciadores. Nesse caso, 66% dos entrevistados conhecem esta modalidade de vendas, mas apenas 10% a utilizam. O suporte automatizado ao cliente ocupa o segundo lugar: 55% dos lojistas conhecem a solução, mas apenas 13% a utilizam.

A maioria dos empreendedores no digital deve investir em compras diretas em rede social (65%), logística reversa (56%) e produtos com marca própria (54%). O formato de vendas multicanal, que possibilita que o consumidor compre online e retire presencialmente e vice-versa, também é uma das tendências que deve ser adotada por 44% dos lojistas, indicou o estudo.

Outro dado relevante mostra que 68% dos empreendedores possuem conhecimento sobre comércio sustentável e produtos verdes e 35% pretendem trazer estas realidades para seus pequenos e médios negócios.

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