Categories: Notícias

Novas tecnologias, segurança e negócios: o desafio é o equilíbrio

O grande desafio da segurança da organização é encontrar um ponto de equilíbrio entre a perspectiva de inclusão –  para permitir acesso, compartilhamento e integração – e a política da exclusão, para proteger contra brechas e vulnerabilidades. Essa foi a tônica da apresentação de Edgar D’Andrea, consultor pela Pricewaterhousecoopers, durante o painel Novas Tecnologias, Segurança e Negócios, que aconteceu na tarde desta quinta-feria (28 de junho) em São Paulo, durante o IT Conference.

Este desafio de segurança coloca-se quando se consideram como novas tecnologias podem impulsionar o negócio, mas ao mesmo tempo abrir espaço para ameaças de segurança da informação. A questão é quando ousar, recusar ou conciliar os interesses das áreas de TI, segurança e desenvolvimento de negócios.

Um exemplo de como é possível atingir este ponto de equilíbrio foi apresentado por Glória Guimarães, diretora de tecnologia do Banco do Brasil, e Luiz Fernando F. Martins, gerente executivo da unidade de gestão de segurança do BB, referente ao serviço de mobile banking, oferta pioneira da instituição.

Glória mostrou como a organização venceu os desafios de trabalhar com uma diversidade de tecnologias, presente nas diferentes operadoras de telefonia celular, atentando para a segurança de dados por meio de acordos referentes à segurança dos dados trafegados entre o banco e as operadoras, combinados a uma questão de produto, o preço único da tarifa para o cliente.

Martins, que ofereceu uma perspectiva da segurança sobre o mobile banking, delineou um modelo de atuação baseado na sociologia do crime (mapeamento dos crimes virtuais), monitoramento contínuo atrelado a inteligência preventiva, ações de educação e cultura, e uso de uma rede colaborativa entre parceiros e fornecedores.

Ainda assim, a receita não está pronta, já que a multiplicidade de canais de atendimento ao cliente não pára de crescer com o desenvolvimento tecnológico. Neste sentido, Martins explica que a segurança tem que trabalhar também com a prospecção tecnológica de mercado, produzindo soluções de segurança como processo.

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

17 horas ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

18 horas ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

19 horas ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

20 horas ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

22 horas ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

23 horas ago