Nova plataforma para smartphones da Qualcomm reúne AI e imersão

Você sabia que, hoje, a maioria dos smartphones conta com a plataforma Snapdragon, da Qualcomm? Segundo a empresa norte-americana, mais de 120 modelos Android têm ou estão agora em desenvolvimento com base na tecnologia. Em razão do seu amplo uso, a companhia investe constantemente em pesquisa e desenvolvimento (P&D) – mais de US$ 1 bilhão já foi direcionado para essa finalidade – para garantir novidades na plataforma e ajudar fabricantes de aparelhos móveis a avançar em suas estratégias com dispositivos mais modernos e em linha com tendências do mercado.

A mais recente novidade nesse sentido é o Qualcomm Snapdragon 845 Mobile Platafom, anunciado pela companhia ontem (5/12), durante o Snapdragon Summit, realizado em Maui, no Havaí (EUA). Hoje, Keith Kressin, vice-presidente sênior de product management da Qualcomm Technologies, revelou detalhes da tecnologia e reforçou que o processador está baseado em cinco pilares fundamentais: imersão, inteligência artificial (AI, na sigla em inglês), segurança, conectividade e performance.

Mais poder tecnológico

Tim Leland, vice-presidente de product management da Qualcomm Technologies, contou que no primeiro item, imersão, a Qualcomm realizou melhorias significativas para fazer com que usuários de smartphones capturarem o mundo de forma realística, mas não só isso, que seja possível ampliar essa realidade.

“Entregamos agora melhores fotografias e vídeos”, sintetizou o executivo, destacando a funcionalidade de captura de vídeos em Ultra HD Premium e a capacidade de ter 30% a mais de performance gráfica e 30% a mais de eficiência energética em comparação com a geração anterior do Snapdragon.

Já Gary Brotman, diretor de product management da Qualcomm Technologies, destacou a funcionalidade de inteligência artificial, tecnologia que já tem impactado diversas indústrias e promete promover revolucionar o mercado de tecnologia. “Com o Snapdragon 845, estamos agora na terceira geração da plataforma de AI mobile. Isso significa que levaremos uma experiência mais imersiva, rica e personalizada”, garantiu ele.

No quesito segurança, Sy Choudhury, diretor sênior de product management da Qualcomm Technologies, apontou que o tema está no coração da plataforma. “Assim, pela primeira vez, implementamos o terceiro nível de segurança no Snapdragon, transformando-o no que chamamos de ilha de segurança, onde isolamos o processador com informações sensíveis”, explicou. Recursos como biometria por impressão digital, íris, voz e face foram integradas à plataforma para garantir ainda mais segurança.

A conectividade está no coração de toda a experiência móvel, lembrou Peter Carson, diretor sênior de Marketing de Produto da Qualcomm Technologies. Dessa forma, toda a experiência de conectividade ganha 20% de velocidade em comparação com a geração anterior, além de expansão de conectividade gigabit.

Sobre o tema performance, Travis Lanier, diretor sênior de produtos da Qualcomm Technologies, alertou para o fato de que a maioria dos usuários de smartphones, hoje, busca por autonomia de bateria. Esse, portanto, é um tema altamente crítico para a Qualcomm, que integrou à plataforma o sistema de carregamento rápido (de 0 para 50% em 15 minutos). Mais de 160 modelos de aparelhos já contam com essa funcionalidade.

*A jornalista viajou a Maui, no Havaí (EUA), a convite da Qualcomm

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

1 dia ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

1 dia ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

1 dia ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

1 dia ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

1 dia ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

1 dia ago