Sob nova liderança no Brasil, Globant busca crescimento em negócios digitais

Em entrevista exclusiva ao IT Forum, Carlos Morais, novo diretor-executivo da Globant, falou sobre recém-anunciada aquisição da Iteris

Author Photo
3:00 pm - 01 de fevereiro de 2024
Carlos Morais, novo diretor-executivo da Globant no Brasil (Imagem: Divulgação)

A multinacional de tecnologia Globant está com energia renovada para expandir suas operações no Brasil em 2024. Parte dessa energia vem de uma nova liderança: desde o início de janeiro, Carlos Morais assumiu a posição de diretor-executivo da companhia e passou a responder por toda a operação Brasil da organização.

Morais tem uma trajetória de cinco anos na Globant. Até o ano passado, atuou à frente da liderança do segmento de Enterprise Application da companhia. O executivo é egresso da Avanxo, organização especializada em sistemas de transformação em nuvem que foi comprada pela Globant em 2019.

“Estou muito contente com o novo desafio que nós temos”, disse o executivo em entrevista exclusiva ao IT Forum. “Nós vemos um ambiente muito favorecido no Brasil”.

Em 2023, a Globant estabeleceu algumas bases para organizar o crescimento que espera ter no Brasil neste ano. Uma das ações foi a inauguração de nova sede, vista como um espaço de colaboração com clientes e parceiros. A companhia também entregou um novo Centro de Inovação em Tecnologias Emergentes, como inteligência artificial e computação quântica, que apoiará a tecnologia.

O maior passo, no entanto, veio na forma de uma nova aquisição. No fechar das portas de 2023, a Globant anunciou a compra da Iteris, consultoria brasileira de negócios e tecnologia focada na entrega de projetos de transformação digital. O valor do acordo não foi divulgado.

Leia também: Add Value cresce 84% e mira faturamento de R$ 200 mi em 2024

A Iteris é estratégica para o crescimento que a Globant busca no país. A expectativa da multinacional é que a consultoria agregue força em alguns dos principais segmentos que quer atacar, como finanças, varejo, saúde e agro. Fiserv, PagBank, Julius Baer, Nubank, Nutrien, Globo, C&A e Reckitt já são alguns dos nomes da carteira de 70 clientes da Iteris.

“A Iteris é uma empresa nativa digital, como a Globant”, explicou Morais. “Isso vai de encontro do que a gente quer trazer para dentro da visão de crescimento da área de digital da Globant no Brasil”.

A busca por um posicionamento de marca que reforce a estratégia digital da Globant no Brasil é vista como um desafio da companhia para 2024, segundo seu diretor-executivo. Para Morais, a Globant ainda é muito associada ao seu negócio de Enterprise Application no mercado nacional. A percepção não é considerada negativa, mas não dá tanto espaço para a visibilidade do segmento digital da Globant.

“Hoje, a gente tem menos ênfase no que é digital. A Globant, no mundo todo, é muito mais reconhecida pela sua inovação no digital. A ideia é que a gente construa esse modelo principal do que a gente já executa lá fora no Brasil”, detalhou Morais.

A Iteris é um passo importante nessa jornada. As duas companhias têm alta complementaridade de soluções e, juntas, trazem boas oportunidades de cross sell para a Globant, segundo Morais. Juntas, Globant e Iteris somam uma base de mais de 130 clientes no Brasil.

“Para os clientes da Iteris, o impacto vem através de um portfólio de serviços muito mais estruturado, com mais abrangência”, disse. “Do lado contrário também, nós vamos poder agregar toda a expertise que a Iteris vai trazer com seus 14 anos de experiência e time especializado”

Com a integração da Iteris, a Globant também quase dobra o tamanho de sua operação no Brasil, a empresa trouxe 600 novos profissionais à organização, que, agora, se aproxima de 2 mil colaboradores. A meta da multinacional é alcançar uma operação com mais de 4 mil pessoas no Brasil nos próximos cinco anos. Do ponto de vista de negócios, a expectativa é de um crescimento superior neste ano quando comparado aos resultados dos dois anos anteriores. “A gente entende que 2024 vem com um cenário muito mais otimista em termos de gastos e investimentos em tecnologia”, disse Morais.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Tags:
Author Photo
Rafael Romer

Rafael Romer é repórter do IT Forum. É bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Tem mais de 12 anos de experiência na cobertura dos segmentos de TI, tecnologia e games, com passagens pelo Olhar Digital, Canaltech, Omelete Company, Trip Editora e IG.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.