NotreDame Intermédica faz 800 mil atendimentos remotos em 2020

Equipe de telemedicina conta com 1.100 médicos treinados e resolve 90% das demandas no primeiro atendimento, diz a operadora

Author Photo
5:04 pm - 11 de março de 2021

Com um ano de pandemia e de atendimentos médicos ofertados via telemedicina, o Grupo NotreDame Intermédica (GNDI) anunciou nesta quinta (11) que fez mais de 800 mil atendimentos. A equipe especializada para a modalidade conta atualmente com cerca de 1.100 médicos treinados para prestarem o serviço por videoconferência.

Além do pronto-atendimento médico, adulto e infantil, as consultas eletivas por telemedicina foram responsáveis por mais de 80 mil dos atendimentos. Em junho foram incluídas pela operadora outras especialidades, como clínica médica, pediatria, ginecologia e geriatria. Dermatologia, cardiologia e nutrição, além do pronto-atendimento em saúde mental, foram incluídos em outubro de 2020.

Leia mais: Healthtechs receberam US$ 90 milhões no primeiro bimestre de 2021

A telemedicina foi regularizada pelo Ministério da Saúde por meio de uma portaria em território nacional no dia 20 de março de 2020, devido a pandemia mundial de COVID-19 – proclamada pela OMS em 11 de março, exatamente um ano atrás.

Vantagens e resolubilidade

Segundo Paulo Sng Man Yoo, gerente médico de telemedicina e inovação do GNDI, mais de 90% dos teleatendimentos são resolvidos na teleconsulta do pronto-atendimento, sem necessidade de encaminhamento para unidades de saúde, independente da patologia. “Saber que a telemedicina possui uma resolutividade tão grande mesmo para queixas não COVID, como lombalgia, cefaleia, trocas de receitas etc, é um dos principais objetivos desse sistema no controle da propagação do coronavírus”, diz o médico.

Após um ano de implementação, o GNDI ampliou o número de atendimentos com novas especialidades. Ampliou também o horário de atendimento em 50%, oferecendo telemedicina de segunda à sábado, das 7h às 22h.

Entre os próximos planos da operadora para complementar o atendimento remoto está o acesso a demais especialidades, melhorar a jornada digital do beneficiário e tornar a telesaúde rotina. Um dos objetivos da operadora com a modalidade é aumentar a adesão de beneficiários buscando consultas eletivas.

Segundo a operadora, pesquisas aplicadas para medir a satisfação dos pacientes sobre a telemedicina apontam um NPS (Net Promoter Score) superior a 70, o que indica um padrão de qualidade satisfatório.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.