Nota fiscal 4.0 entre em vigor hoje (2/8)

Obrigatoriedade passa a valer para micro e pequenas empresas

Author Photo
7:08 am - 02 de agosto de 2018

Hoje (2/8), entra em vigor a nota fiscal 4.0, cujo objetivo é simplificar a rotina de quem emite notas fiscais e garantir mais segurança na transmissão dos dados. O novo layout irá ajustar a estrutura do documento às novas necessidades de diversos setores, principalmente para as vendas via e-commerce.

“Hoje, para emitir uma NF-e existem dois layouts: o 3.10, que foi desativado em julho desse ano, e a versão 4.0, disponível desde dezembro de 2017, mas que será obrigatória a partir do próximo mês”, esclarece Alexandre Wyllie, diretor do segmento PME da Sage Brasil.

Para quem comercializa produtos com regulações sanitárias, como alimentos, bebidas e medicamentos, foi criado um grupo chamado de rastreabilidade de produto (Grupo I80), que vai permitir rastreamento de qualquer item, a partir do número de lote e data de fabricação/produção. Neste sentido, é preciso analisar se o seu emissor está preparado para atender às novas atualizações, como é o caso da NF-e 4.0.

“É preciso que as empresas se certifiquem de que o software emissor de nota fiscal utilizado esteja adequado ao novo layout, para não correr o risco de ter problemas com seu faturamento em julho”, acrescenta Wyllie.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.